SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Secretaria de Saúde de Minas Gerais descartou a hipótese de que um paciente de 78 anos tenha sido infectado pela ‘doença da vaca louca’, a variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vDCJ), cuja causa está associada ao consumo de carne contaminada com encefalite espongiforme bovina (EEB).
Segundo o órgão, o caso, que ocorreu na cidade de Caratinga, trata-se provavelmente da doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) na forma esporádica, ou seja, quando não é transmissível e não há causa definida.
Apesar de o paciente ter tido alterações neurológicas, sintoma comum a ambas, “a vDCJ ocorre em pessoas jovens, abaixo dos 30 anos, o que não é o caso do paciente em questão”, diz a secretaria.
Para a confirmação definitiva da doença, é necessário exame neuropatológico, que só pode ser realizado em caso de óbito do paciente. Portanto, segundo o Ministério da Saúde, a definição de um caso suspeito da doença se baseia em exames, sintomas e história epidemiológica do paciente.
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais afirma que continuará acompanhando o caso. Também em nota, o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), órgão responsável pela sanidade dos animais de produção do estado, afirmou que não há qualquer suspeita ou investigação da ocorrência de ‘doença da vaca louca’ no estado e que o Brasil nunca registrou casos clássicos da doença.
SINTOMAS DA DOENÇA DE CREUTZFELDT-JAKOB (DCJ)
– Desordem cerebral com perda de memória;
– Tremores;
– Falta de coordenação de movimentos musculares;
– Distúrbios da linguagem;
– Perda da capacidade de comunicação;
– Perda visual.
Entre os sintomas da DCJ estão a confusão cerebral, perda de memória, tremores, falta de coordenação muscular, distúrbios de linguagem e perda de capacidade de comunicação e visual.
Dados do Ministério da Saúde revelam que 85% dos casos da doença acontecem de forma esporádica. Além disso, no geral, pessoas entre 55 e 70 anos e mulheres são as mais afetadas pela DCJ.
doença tem diversas origens. Pode ocorrer espontaneamente sem fonte infecciosa conhecida, por ingestão de carne contaminada (vDCJ) ou consequência de procedimentos cirúrgicos.
SINTOMAS DA VARIANTE DA DOENÇA DE CREUTZFELDT-JAKOB (vDCJ)
– Enfraquecimento ou perda de algum dos sentidos;
– Sensação de dormência ou formigamento alguma parte do corpo;
– Depressão;
– Ansiedade;
– Psicose;
– Alucinações auditivas ou visuais;
– Abstinência;
– Agitação;
– Irritabilidade;
– Insônia.
MATHEUS DOS SANTOS / Folhapress