A Polícia Militar Ambiental apreendeu, na terça-feira (12), mais de 380 kg de peixe ‘caranha’, em Ubatuba. A espécie está ameaçada de extinção e não pode ser pescada.
De acordo com a PM, o flagrante foi realizado durante uma fiscalização de rotina sobre a pesca nos comércios locais de frutos do mar. Durante a vistoria, foram encontrados peixes caranha em uma van e em peixarias.
Ao todo, foram apreendidos 387 kg de peixe. A espécie consta como vulnerável na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção, conforme legislação vigente, segundo a PM Ambiental.
Os responsáveis foram multados em valores que variaram entre R$ 9,2 mil e R$ 27,8 mil por “comercializar espécies provenientes da pesca proibida”. Os autuados terão de comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, para prestar esclarecimentos.
O peixe não pode ser pescado, por ser uma espécie protegida, mas como foram encontrados já mortos nos comércios, foram doados pela PM para alimentar pessoas vulneráveis, como forma de evitar o desperdício do alimento.
Os onze peixes que têm a pesca protegida por lei foram apreendidos e doados às entidades filantrópicas, como Santa Casa, Lar Vicentino, Guarda Mirim e outras, que atendem pessoas carentes e em situação de risco.