Prevenção do Diabetes: cuidados que fazem a diferença

Bruna Irigoitia
Bruna Irigoitia
Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté, com residência em Clínica Médica pelo Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, de São José dos Campos, e em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem pós-graduação em Nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Já participou como colaboradora em áreas de ensino, na Faculdade de Medicina Humanitas (São José dos Campos), na Liga de Endocrinologia da Faculdade de Medicina Anhembi Morumbi (SJC) e como preceptora do programa de residência médica do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence (SJCP). Atualmente trabalha em seu consultório próprio, em São José dos Campos.
Bruna Irigoitia

Em novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Quase todos nós conhecemos algo sobre essa doença. Mas será que sabemos como preveni-la?

A incidência de diabetes no mundo é elevada, com um número cada vez maior de pessoas afetadas pela doença. Em 2021, 537 milhões de pessoas no mundo viviam com diabetes. E as previsões não são animadoras: estima-se que esse número alcance 700 milhões até 2045. Isso significa aproximadamente 18 mil novos casos de diabetes por dia!

O diabetes é uma das 10 principais causas de morte no mundo. Quase metade dos óbitos ocorre em pessoas com menos de 60 anos. Embora existam maneiras eficazes de tratar e controlar a doença (caso já tenha se desenvolvido), é sempre importante falar sobre prevenção.

Vamos entender o que pode ser feito para evitar a doença? Primeiramente, precisamos saber quem está em risco. Alguns grupos de pessoas têm maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 e diabetes gestacional, incluindo:

  • Pessoas com histórico familiar de diabetes
  • Indivíduos com sobrepeso ou obesidade
  • Pessoas sedentárias
  • Indivíduos com glicemia ou hemoglobina glicada alterada nos exames (como glicose em jejum elevada ou intolerância à glicose na curva glicêmica)
  • Membros de comunidades étnicas específicas, como asiáticos, hispânicos e afro-americanos
  • Mulheres com histórico de diabetes gestacional em gestações anteriores
  • Pessoas com histórico de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e triglicérides elevados, entre outros fatores
  • Mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos

Existem diversas formas de diabetes mellitus, sendo o tipo 2 o mais comum. Embora nem todas as formas da doença possam ser prevenidas, como por exemplo, o Diabetes Mellitus tipo 1, tanto para os grupos de risco quanto para indivíduos fora desses grupos, deixo algumas medidas que podem ser adotadas na sua vida para ajudar a reduzir a chance de desenvolver as formas mais comuns do Diabetes. São elas:

  • Adote uma alimentação saudável: priorize uma dieta balanceada, rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras. Evite alimentos processados e ricos em açúcar.
  • Pratique exercícios físicos regularmente: o exercício é fundamental! Tente realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, como caminhadas, dança ou natação.
  • Mantenha um peso saudável: a perda de peso, mesmo que modesta, pode reduzir significativamente o risco de diabetes. O ideal é uma redução de pelo menos 7% do peso corporal.
  • Evite o sedentarismo: Além dos exercícios regulares, movimente-se mais ao longo do dia. Pequenas mudanças fazem diferença: subir escadas, ir ao mercado a pé e fazer trilhas nos fins de semana, entre outras.
  • Não fume: o tabagismo aumenta o risco de diabetes. Parar de fumar pode não só melhorar sua saúde geral, mas também reduzir o risco da doença.
  • Faça exames regulares: consulte seu médico e faça exames de sangue para monitorar os níveis de glicose, especialmente se tiver histórico familiar de diabetes. Identificar fatores de risco é essencial para prevenir a doença.

Ao adotar hábitos saudáveis, você não só melhora sua saúde, mas também reduz o risco de desenvolver essa condição. Vamos começar hoje? Pequenos passos podem contribuir muito para uma vida mais saudável!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS