Secretária da SEMIL do Estado de SP visita obras de R$ 30,5 milhões para combater enchentes em São Vicente

Imagem: Luanna Gomes (TH+)

Na manhã desta quinta-feira (14), a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, Natália Resende, esteve no município de São Vicente, na Baixada Santista, para visitar as obras de recuperação dos canais de drenagem e canalização na avenida Eduardo Souto, no bairro Cidade Náutica. A iniciativa visa beneficiar os moradores da cidade que sofrem com as fortes enchentes e os frequentes alagamentos devido às chuvas e períodos de maré alta, principalmente no verão.

No total, 335 mil pessoas que frequentam a região serão beneficiadas com as obras, que têm previsão de serem finalizadas em dezembro deste ano. O Investimento de R$ 30,5 milhões vai reduzir o risco de alagamentos que historicamente atingem os bairros Cidade Náutica e Vila Jóquei Club. A diretora-presidente da SP Águas, agência de recursos hídricos do estado, Marise Grinstein, também marcou presença.

“A entrega dessa obra será essencial para a população da cidade. A região sofre há anos com as enchentes e alagamentos causados pelas chuvas e a maré alta que afetam a rotina e vida dos frequentadores. Além disso, estamos vivendo com mais intensidade os efeitos dos eventos extremos que estão ocorrendo com mais frequência em todo mundo. O Estado tem se preparado e está com um planejamento robusto para enfrentar essas mudanças e deixar as cidades cada vez mais preparadas, minimizando os efeitos climáticos”, comentou a secretária Natália.

A intervenção inclui a recuperação da estrutura hidráulica dos canais de drenagem existentes e a implantação de comportas para controlar o fluxo de água, impedindo que a maré alta interfira no sistema e cause o transbordamento. A obra já está com 98,40% de execução.

“A recuperação dos canais e a instalação do conjunto de comportas representam um passo importante para minimizar o impacto das cheias em São Vicente. Com essas medidas, estamos proporcionando mais segurança aos moradores que sofrem há anos com os alagamentos provocados por eventos climáticos extremos”, comentou Marise.

Imagem: Luanna Gomes (TH+)

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS