SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nesta quinta-feira (14), a partir das 15h, aconteceu a première da 25ª edição do Grammy Latino, como é conhecida a primeira parte da premiação que celebra a produção musical latino-americana. Durante a tarde, no Miami Beach Convention Center, nos Estados Unidos, foi entregue a maioria dos prêmios, que inclusive engloba aqueles concedidos exclusivamente à música brasileira.
A entrega das principais categorias acontece a partir das 22h.
Entre os artistas brasileiros, os únicos que também concorrem aos principais prêmios são Anitta e Xande de Pilares. Além deles, nomes como Alok e Tiago Iorc também receberam indicações para além das exclusivas ao Brasil, ainda que não tenham sido categorias centrais.
Entre os destaques da première, o músico brasileiro mais premiado foi Jota.pê, que venceu as três categorias em que estava indicado.
O cantor de 31 anos da cidade de Osasco, em São Paulo, recebeu a estatueta de melhor álbum de música popular brasileira/música afro portuguesa brasileira, com seu LP “Se Meu Peito Fosse o Mundo”, que também conquistou o prêmio de melhor álbum de engenharia de gravação. Ele ainda levou o prêmio de melhor canção em língua portuguesa, com sua música “Ouro Marrom”.
“Eu estou muito surpreso. É uma honra estar aqui, houve um tempo que viver de música para mim era menos do que um sonho, era uma dúvida. É muito especial estar aqui anos depois de acreditar em meu sonho e ver que é possível viver de música para um cara preto de Osasco”, afirmou o artista em seu discurso.
A categoria de melhor álbum de samba e pagode, por sua vez, ficou com o cantor Xande de Pilares, que venceu pelo álbum “Xande Canta Caetano”, de 2023. Em seu discurso de aceitação, ele citou uma de suas músicas, “Tá Escrito”.
“Na vida precisa aprender se colhe bem o que plantar, é Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar”, disse ele.
Quem recebeu o prêmio de melhor álbum de música sertaneja foi a cantora Ana Castela, que conquistou a categoria por “Boiadeira Internacional (Ao Vivo)”. Ela celebrou a estatueta dois dias antes do seu aniversário.
“Eu sou Ana Castela e sou do Brasil, e estou muito muito muito contente de estar aqui. Quero agradecer minha mãe, meu pai, Jesus Cristo e todas as pessoas que trabalham comigo”, afirmou a artista em seu discurso.
A categoria de melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa ficou com Erasmo Carlos, músico morto em 2022, pelo álbum “Erasmo Esteves”. Em seu lugar, Leonardo Esteves, filho do cantor, recebeu a estatueta.
Luísa Sonza, Juliana Velásquez e Maria Becerra foram as cantoras responsáveis pelo anúncio dos vencedores, e a artista Gloria Groove ainda entregou algumas das estatuetas. Os cantores Jão e Simone Mendes, por sua vez, se apresentaram durante a premiação, onde compartilharam seus sucessos “Alinhamento Milenar” e “Erro Gostoso”.
*
Veja a lista com os principais vencedores brasileiros da première da 25ª edição do Grammy Latino.
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira
– Jota.pê, “Se Meu Peito Fosse o Mundo”
Melhor Canção em Língua Portuguesa
– Jota.pê, “Ouro Marrom”
Melhor Álbum de Samba/Pagode
– Xande De Pilares, “Xande Canta Caetano”
Melhor Álbum de Música Sertaneja
– Ana Castela, “Boiadeira Internacional (Ao Vivo)”
Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa
– Erasmo Carlos, “Erasmo Esteves”
Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa
– Gabriel O Pensador, Lulu Santos, Xamã, “Cachimbo da Paz 2”
Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa)
– Thalles Roberto, “Deixa Vir – Vol II (Ao Vivo)”
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
– Os Garotin, “Os Garotin De São Gonçalo”
Melhor Álbum de Engenharia de Gravação
– Jota.pê, “Se o Meu Peito Fosse o Mundo”
Melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa
– Mariana Aydar e Mestrinho, “Mariana e Mestrinho”
Redação / Folhapress