SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pela primeira vez desde março de 2020, o Metrô de São Paulo transportou mais de 3,2 milhões de passageiros em um único dia. Na última terça-feira (12), 3.217.983 pessoas utilizaram as quatro linhas operadas pela companhia.
O número superou o recorde anterior, de 3.187.048 passageiros, registrado em 8 de outubro deste ano. O monotrilho da linha 15-prata foi o destaque, recebendo um incremento de 147.297 passageiros.
O recorde acompanha tendência dos números. Novembro costuma ter as maiores demandas no sistema, bem como as terças-feiras registram os picos de uso.
Além disso, as altas geralmente acontecem na primeira quinzena do mês. Nesta semana, o feriado da Proclamação da República, na sexta-feira (15), também contribuiu para a concentração de viagens nos dias úteis.
A marca, contudo ainda está abaixo da média diária de 2018, de 3,8 milhões de passageiros, e do recorde histórico do Metrô, de 4,170 milhões de usuários, alcançado em 14 de novembro de 2013. Naquela época, a rede tinha 74,3 km de extensão e atendia uma média diária de 3,8 milhões de pessoas.
Hoje, a malha operada pelo Metrô soma 71,5 km após a concessão da linha 5-lilás e transporta cerca de 2,9 milhões de passageiros por dia
Segundo o Metrô, a retomada da demanda após a pandemia tem sido gradual. A companhia atribui o avanço a uma gestão baseada em inovação e eficiência. Tecnologias como monitoramento preditivo de ativos, o sistema de controle CBTC, portas de plataforma e o aplicativo Toth, que organiza dados em tempo real, aumentaram a eficiência operacional e reduziram interrupções nos serviços.
DIEGO ALEJANDRO / Folhapress