Comitiva da China reserva hotel inteiro em Brasília e só permite permanência de Haddad

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A comitiva do líder da China, Xi Jinping, reservou um hotel inteiro em Brasília para acomodar os integrantes da delegação durante a visita de Estado que o presidente chinês fará ao Brasil na quarta-feira (20).

Apenas um hóspede foi poupado da mudança: o ministro Fernando Haddad (Fazenda), que mora no local desde o período da transição de governo, no fim de 2022.

O hotel fica à beira do lago Paranoá e é o mais próximo ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Também está a poucos minutos de distância da Esplanada dos Ministérios.

As atividades oficiais de Xi Jinping em Brasília preveem duas reuniões no Alvorada, uma cerimônia de assinatura de atos e uma declaração conjunta dele e de Lula à imprensa. Em seguida, haverá um almoço na residência oficial do presidente brasileiro. À noite, um jantar no Itamaraty encerra a visita oficial.

Procurada, a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda confirmou que Haddad é o único hóspede autorizado a permanecer no local durante a estadia de Xi Jinping. Ao G1, o ministro disse, em tom de brincadeira, que “Xi é brother”.

As assessorias do hotel e da embaixada da China no Brasil não responderam até a publicação deste texto.

O complexo que abriga o hotel reservado pela comitiva chinesa possui também uma segunda unidade no mesmo terreno, com apartamentos que têm moradores fixos. Segundo um comunicado interno, ao qual a Folha teve acesso, eles ficarão sujeitos a controle no acesso.

As medidas começam a valer nesta segunda-feira (18) e se estenderão até quinta-feira (21), quando o presidente chinês deixará o Brasil. “Por questões de segurança e força maior, determinadas pelas autoridades policiais brasileiras, algumas alterações temporárias e restrições serão necessárias”, diz o texto.

O comunicado informa que o acesso dos moradores às mediações do complexo será limitado e poderá haver “revistas na portaria principal e nas áreas comuns”. Cães farejadores também poderão circular nas áreas de acesso.

Áreas de lazer do hotel ficarão fechadas, assim como a academia e um espaço dedicado a crianças. O píer também será fechado para embarques e desembarques. Bares e o spa não terão atendimento no período.

Desde sábado (16), já havia movimentação no hotel para a instalação de tapumes que limitarão a visibilidade da entrada do hotel. Neste domingo (17) estavam previstas simulações de entrada e saída do comboio presidencial. O comunicado afirma ainda que, como as autoridades não haviam divulgado todos os detalhes da operação, mudanças adicionais poderiam ocorrer “sem aviso prévio”.

IDIANA TOMAZELLI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS