Apoiadores de Milei lançam grupo que promete ser um braço armado do presidente

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – Apoiadores de Javier Milei, inclusive figuras importantes em seu governo, lançaram neste fim de semana na Argentina um grupo de atuação política descrito por um de seus fundadores como “um braço armado” da Liberdade Avança, o partido governista.

O evento despertou preocupação por esse discurso e por sua estética. Participaram do lançamento do grupo na região de San Miguel majoritariamente homens brancos colocados para falar em um palco com faixas verticais vermelhas ao fundo com dizeres como Deus, pátria e família. Um cenário marcial que também recorda eventos fascistas.

“Seremos a guarda pretoriana do presidente Javier Milei”, afirmou ao público “Gordo Dan”, um influencer local famoso no X e apoiador do presidente argentino, o mesmo que fez a fala referente a ser o braço armado da legenda governista. Originalmente, a guarda pretoriana era a escolta de elite dos imperadores romanos.

“Somos seus soldados mais leais, os que estiveram desde o início e os que estarão até o final”, seguiu ele. Analistas criaram um alerta com o discurso, mas ponderam que pode se tratar de mera oratória.

O grupo se chama “Las Fuerzas del Cielo” (as forças do céu), e figuras importantes no atual governo participaram do ato e têm divulgado a sua existência. Entre elas Nahuel Sotelo, 29, recém-nomeado secretário de Culto e Civilização na chancelaria, pasta que passou por uma troca de cadeiras e que vê o avanço da ideologia de Milei.

A reportagem questionou o secretário sobre se estava de acordo com as falas de Gordo Dan ou se eram uma exceção. Ele diz que sim. “Claro que estamos de acordo.” Questionado então se esse não é um discurso perigoso, que remete a agendas de regimes de exceção, diz que “ele faz referência à arma mais poderosa que as pessoas têm hoje, o celular”.

Vídeos de divulgação do grupo nas redes sociais não usam a expressão braço armado, mas falam em fazer o que chamam de uma batalha cultural para divulgar o que seriam as ideias “libertárias” do ultralibertal Liberdade Avança, recém-oficializado partido para concorrer nas eleições de meio de mandato de 2025.

“Muita gente preferiu falar sobre um pequenino fragmento do discurso do que escutar tudo”, seguiu ele, em conversa por mensagem. Sotelo tem ganhado protagonismo na chancelaria. É visto como alguém extremamente alinhado ideologicamente a Milei.

Uma das hipóteses é a de que a formação do grupo neste momento tem como objetivo projetar algumas de suas figuras para se tornarem eventuais candidatos a deputado e senador no pleito do próximo ano, quando o Liberdade Avança buscará engordar sua participação, hoje nanica, no Legislativo.

O presidente compartilhou vídeos de Las Fuerzas del Cielo em suas redes sociais. Um dia após o lançamento do grupo, ele recebeu o presidente francês, Emmanuel Macron, em Buenos Aires. Nestas segunda e terça-feiras, está no Rio de Janeiro para a cúpula do G20, onde a Argentina é ponto de atenção.

MAYARA PAIXÃO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS