Pesquisa feita Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) nos dias 14 e 15 de maio revela que, há pouco mais de 50 dias de suspensão de atividades e isolamento social provocados pela pandemia do Covid-19, 39,5% das empresas consultadas tiveram que demitir.
O levantamento revela uma alta prevalência das demissões de mais de 30 funcionários: 25,6%. Outras medidas extremas, como a redução da jornada de trabalho e de salários, também têm sido adotadas em larga escala.
Um dos motivos para o número alto de demissões é, sobretudo, a falta de acesso a empréstimos para folha de pagamento e capital de giro. Como mostra a pesquisa, dentre as empresas que procuraram instituições financeira para obter linhas de crédito, 58,2% tiveram a solicitação negada.
Dados
O estudo leva em conta pedidos de financiamento para folha de pagamento, capital de giro, investimento para adequar a operação, entre outros.
As empresas consultadas são, em sua maioria, do setor de serviços (46,2%) e comércio (42,8%), com predominância (57,1%) de atividades não-essenciais.
A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Competitividade da Acirp e considerou 306 respostas obtidas via formulário on-line enviado aos associados da entidade. Confira a pesquisa completa: https://cutt.ly/xyWXoLs