O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e representantes do investidor brasileiro que está interessado em comprar a Avibras, indústria bélica localizada em Jacareí, voltam a se reunir nesta terça-feira (19).
Em recuperação judicial por conta de uma grave crise financeira que corre há mais de dois anos, a Avibras anunciou, no fim de outubro, a assinatura de um acordo com o investidor para venda da companhia.
A reunião será realizada às 16h, na sede do sindicato. Estão em pauta as reivindicações dos trabalhadores da fábrica, que acumulam 19 salários em atraso.
O encontro é uma continuação da reunião que aconteceu no dia 8 de novembro, quando o investidor, representado pelo engenheiro civil Carlos Fortner, apresentou a proposta de compra da empresa e ouviu os pedidos dos trabalhadores. O nome do comprador, no entanto, não foi divulgado.
Veja as reivindicações dos colaboradores:
- Pagamento integral de todos os salários, incluindo as multas;
- Restabelecimento imediato do plano de saúde para todos os funcionários;
- Compromisso de permanência da empresa na região por pelo menos dez anos, com acordo assinado junto aos governos federal, estadual e municipal, ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e ao Ministério Público Federal;
- Divulgação dos valores devidos a cada trabalhador, incluindo salários e multas;
- Garantia de estabilidade no emprego por um ano para os funcionários atuais.
Em nota, o sindicato disse que a expectativa é que os representantes do possível comprador da Avibras apresentem uma contraproposta às exigências. Também é esperado que seja revelado o nome do comprador.