No Dia da Consciência Negra, Ribeirão Preto ganha projeto inédito para impulsionar Afroempreendedores

Idealizado pelo Instituto ConecTwoo, o projeto Grana Preta reúne diversas ações de empoderamento e capacitação, entre elas cursos, treinamentos, encontros e rodadas de negócios

Foto: Freepik

No próximo dia 20 de novembro de 2024 (quarta-feira), Dia da Consciência Negra, Ribeirão Preto (SP) vai ganhar oficialmente o projeto Grana Preta, iniciativa inédita e transformadora dedicada ao fortalecimento, visibilidade, mapeamento, conexões, geração de renda, capacitação, co-criação e conscientização de Afroempreendedores e pardos. O projeto foi idealizado pelo Instituto ConecTwoo, organização sem fins lucrativos primeira do Brasil a se dedicar exclusivamente à cultura Figital (Físico + Digital) e seus desdobramentos junto à sociedade civil organizada.

Segundo Sabrina Macário, co-fundadora e diretora da instituição, as primeiras atividades do Grana Preta começaram há cerca de seis meses e já reúnem, semanalmente, cerca de 100 Afroempreendedores de Ribeirão e região. “Trata-se de um conjunto de ações que, nesse primeiro momento, oferece cursos, treinamentos, oficinas, mentorias, rodadas de negócios, encontros de networking, letramento racial e rodas de conversas. Estamos unindo educação empreendedora e cultura Figital, para fortalecer e dar visibilidade aos Afroempreendedores, proporcionando desenvolvimento econômico e sociocultural”, afirma.

Compreendendo o cenário de evolução do mercado de trabalho e das novas tecnologias, o Grana Preta também se contrapõe à persistente exclusão de pretos e pardos em ascensão social e profissional. O programa identifica as barreiras estruturais racistas e busca combatê-las capacitando Afroempreendedores a desenvolverem competências técnicas e comportamentais para que prosperem na era digital.

“Defendemos a democratização da tecnologia e assim oferecemos acesso a equipamentos tecnológicos por meio de uma linguagem de aprendizagem adequada ao grupo social a ser desenvolvido. Estamos criando espaços seguros para discussões estruturadas e informativas sobre educação, trabalho, comportamento e tecnologia, e promovendo um consciente coletivo muito mais colaborativo para todos”, enfatiza Fabio Del Chiaro, também co-fundador e diretor do Instituto ConecTwoo.

Rede de Apoio e Capacitação

Com grande potencial de alcance socioeconômico, o Grana Preta já realiza treinamentos semanais com pelo menos 40 Afroempreendedores, promovendo networking e oportunidades de negócios. O grupo de WhatsApp já conta com mais de 100 membros engajados e uma equipe de consultores multidisciplinares que oferece suporte e direcionamento, desde a concepção até a expansão das operações. Além disso, o projeto conta com uma plataforma de vendas para otimizar resultados.

Adriana Silva Campos mora em Cravinhos (SP) e tem uma pequena fábrica de alimentos prontos, entre eles um tipo de inhoque de mandioca que não contém farinha, ovo e leite, carro-chefe do cardápio. Ela participa do Grana Preta e comemora os resultados. “Além de aprender muito sobre como gerenciar o meu negócio, também criei conexões incríveis que estão abrindo novas portas e oportunidades. O GP está me dando visibilidade e fazendo a diferença na minha vida”, diz.

Outra participante é Fernanda Carvalho, de Ribeirão Preto (SP), que conheceu o projeto por meio de uma amiga. “O Grana Preta me despertou para muitas coisas que eu ainda não percebia. Passei a enxergar o meu negócio de uma forma mais clara e muito mais assertiva. Recebi uma dose de motivação que me faz querer evoluir cada vez mais”, destaca.

Josana Amado e suas irmãs, empreendem no ramo de aromatizadores artesanais, em Ribeirão Preto (SP). Para elas, o Grana Preta trouxe fortalecimento em diversos aspectos. “O projeto tem transformado nossa autonomia, nossa forma de vender e nossos pensamentos. Conseguimos ver que podemos ter mais presença no mundo dos negócios e estarmos onde quisermos estar. Nos sentimos mais encorajadas a buscar nossos objetivos”, afirma.

Serviço

Coquetel de lançamento oficial do projeto Grana Preta, do Instituto ConecTwoo.
Data: 20 de novembro de 2024 (quarta-feira).
Horário: 19h.
Local: Sede do Instituto ConecTwoo, à Rua Sete de Setembro, 777, centro.

Informações e confirmações de presença pelo (16) 99105.5536 ou pelo e-mail [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui