RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Um adolescente de 13 anos sofreu uma descarga elétrica enquanto viajava em cima de um trem da Supervia, no Rio de Janeiro. O incidente ocorreu na noite desta segunda-feira (18), na estação de Anchieta, na zona norte da cidade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima, que não teve a identidade divulgada por ser menor de idade, foi socorrida em estado grave e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Não há informações sobre o estado de saúde do jovem.
Responsável pela operação ferroviária fluminense, a Supervia disse que o passageiro entrou em contato com a rede aérea do trem, ocasionando a descarga elétrica.
A concessionária afirmou ainda que, por volta das 21h30, “agentes da Supervia acionaram os órgãos competentes para o socorro necessário de uma pessoa que estava fora do trem, na estação Anchieta”.
Segundo testemunhas, o adolescente estava em cima da composição quando foi eletrocutado e desmaiou.
Imagens do incidente foram publicadas nas redes sociais. Em um dos vídeos, um passageiro sobe no teto de trem, para tentar prestar socorro. Ele tenta retirar o jovem de cima da composição, quando acontece uma explosão. É possível ver pessoas correndo, aos gritos. O homem então se afasta e desce do vagão.
Outro vídeo mostra o momento em que o adolescente é resgatado pelos passageiros, que o tiraram de cima do trem.
De acordo com a Supervia, por causa do incidente, a viagem do trem que seguia para Japeri, na Baixada Fluminense, precisou ser interrompida. Os passageiros foram transferidos para outra composição.
A concessionária lamentou o ocorrido e disse que, desde setembro, vem realizando uma campanha educativa alertando sobre os riscos de viajar fora do trem.
“Os chamados ‘carrapatos’ arriscam suas vidas ao se agarrar às laterais dos vagões ou se equilibrar no teto dos trens. As ações, além de irresponsáveis, comprometem a segurança de todos os passageiros e impactam o bom funcionamento da operação ferroviária”, afirmou, em nota.
A empresa alertou ainda que, caso alguém presencie uma descarga elétrica, é fundamental que não se tente prestar socorro diretamente. “Toques ou tentativas de retirada podem colocar outras vidas em risco devido à alta tensão presente nos equipamentos”, disse.
A orientação é acionar imediatamente a equipe de emergência da SuperVia ou os serviços especializados, como Corpo de Bombeiros (193) ou o Samu (192).
ALÉXIA SOUSA / Folhapress