Um professor de dança que atuava em projetos de uma escola de Araçatuba (SP) foi preso na manhã desta quinta-feira (21) sob suspeita de abuso sexual contra crianças. Ele teve a prisão temporária decretada pela Justiça após pedido da Polícia Civil e era considerado foragido. No entanto, apresentou-se espontaneamente à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde foi cumprido o mandado de prisão.
Acompanhado de seu advogado, o suspeito declarou que só se manifestará em juízo. Segundo informações da DDM, pelo menos oito boletins de ocorrência foram registrados contra o professor, envolvendo nove possíveis vítimas. A investigação segue em andamento e, segundo a polícia, não se descarta a possibilidade de surgirem outros relatos.
A denúncia chegou ao conhecimento da Secretaria Municipal de Educação no dia 30 de outubro. No dia seguinte, foi realizada uma Escuta Especializada, conforme determina a lei 13.431/2017, que prevê encaminhamentos para a rede de proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Após a denúncia, o professor foi afastado de suas atividades, e o caso passou a ser acompanhado pela Corregedoria do Município. Em nota, a Prefeitura de Araçatuba afirmou que todas as providências necessárias foram tomadas para garantir a segurança dos alunos, incluindo acionamento de órgãos de defesa e proteção dos direitos das crianças.
O mandado de prisão do investigado tem validade de 30 dias, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período, conforme o andamento das apurações. O inquérito segue sob sigilo para preservar as vítimas e não comprometer a investigação.
A reportagem tenta contato com o advogado do suspeito para obter um posicionamento. Enquanto isso, a Polícia Civil reforça a importância de eventuais novas vítimas ou testemunhas procurarem as autoridades para colaborar com o caso.