A Central de Monitoramento da Associação Núcleo Postos Ribeirão Preto apurou tendência de alta média de até R$ 0,20 centavos no preço do litro do etanol, para os próximos dias nas bombas. O aumento começou a vir, das distribuidoras para os postos, nos primeiros dias de novembro.
“Os postos conseguiram segurar o reajuste por alguns dias, no entanto, chegou em um patamar no qual será preciso repassar os percentuais acumulados para o preço final”, explica Fernando Roca, presidente da Associação que reúne 100 postos de combustíveis de Ribeirão Preto e região.
Ainda segundo Roca, o principal motivo dessa disparada é a chegada da entressafra da cana de açúcar. “É o período em que as usinas param de produzir etanol para fazer a manutenção e a preparação do parque industrial visando a próxima safra. Isso acontece todo ano e está dentro da normalidade. De agora até a reinício da safra, em 2025, os estoques reguladores é que vão ditar a variação do preço do etanol no mercado, conforme a lei da oferta e da procura”, analisa.
É importante destacar que a alta do etanol também deve impactar no preço do litro da gasolina que possui 27% do biocombustível em sua composição. Enquanto isso, a orientação ao consumidor é que pesquise os preços e faça a chamada conta da paridade. “Se o valor do litro de etanol equivaler a, no máximo, 70% do preço do litro de gasolina, compensará abastecer com etanol. Lembrando que é importante abastecer em um posto de confiança”, finaliza Roca.