RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Morre José Clemente Pozenato, autor de ‘O Quatrilho’, aos 86 anos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O escritor José Clemente Pozenato morreu aos 86 anos na noite de segunda-feira (25).

A informação da morte de José Clemente Pozenato foi confirmada através das redes sociais de sua editora. “É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento de nosso querido José Clemente Pozenato. Hoje é a página mais triste dessa grande história. Hoje, nos despedimos do afetuoso marido, pai, sogro e avô. Hoje, damos adeus ao professor, escritor, poeta e entusiasta da literatura, que tanto contribuiu para com a cultura de nossa região. Seu legado único e as tantas alegres memórias que deixa, viverão eternamente em nossos corações”, diz a publicação.

Segundo informações da família ao jornal O Globo, o escritor estava hospitalizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para um procedimento cardíaco, mas morreu após complicações. O velório aconteceu na manhã desta terça-feira (26) e o sepultamento acontecerá na parte da tarde no Cemitério Público Municipal de Caxias do Sul.

José Clemente Pozetano era Membro da Academia Sul-Brasileira de Letras e da Academia Rio-Grandense de Letras. Escreveu obras como “O Quatrilho”, “O Caso do Martelo” e “A Cocanha”.

Sua obra “O Quatrilho” ganhou uma adaptação aos cinemas dirigido por Fábio Barreto e protagonizado por Gloria Pires e Patrícia Pillar. O longa-metragem foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996.

Nascido em São Francisco de Paula, munícipio do Rio Grande do Sul, Pozetano era também tradutor e professor. Em setembro de 2022, recebeu a Medalha Simões Lopes Neto, uma das maiores honrarias do estado do Rio Grande do Sul, dada a personalidades que contribíram para a cultura gaúcha.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS