SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um prédio com uma obra de Banksy em sua lateral em Bristol, na Inglaterra, será vendido em leilão em fevereiro do próximo ano. Mas a venda tem uma condição: que a pintura do artista de rua seja mantida.
O edifício de cinco andares está no centro da cidade, próximo da Catedral e da Universidade de Bristol. “Well Hung Lover”, também conhecida como “Naked Man Hanging From a Window”, chama atenção pelo desenho de um homem pelado, pendurado para fora de uma janela. Na época em que foi realizada, em 2006, o prédio era uma clínica de saúde sexual.
A corretora responsável pela venda anunciou que a arte de rua deve ser mantida. “O comprador será obrigado a aceitar uma cláusula restritiva no contrato de arrendamento garantindo que a imagem não possa ser removida do edifício; no entanto, o vendedor não exigirá uma obrigação positiva do comprador para manter a obra de arte ou segurá-la enquanto permanecer visível e no local no edifício”, afirmou um porta-voz da empresa.
A obra de quase duas décadas foi creditada por mudar a forma como órgãos oficiais viam a arte de rua. Pintada de frente para a prefeitura da cidade, a arte ia ser removida até chefes do conselho criarem uma enquete online perguntando aos residentes se eles gostariam de mantê-la. A resposta de 97% dos respondentes foi positiva, e a obra foi a primeira arte de rua legalizada no Reino Unido.
Redação / Folhapress