Se você está se perguntando o que é Cardiogeriatria e como ela difere da Cardiologia tradicional, você não está sozinho. A Cardiogeriatria é uma especialidade em crescimento na área da saúde nos últimos 30 anos, devido ao envelhecimento populacional que só aumenta no Brasil. Concentra-se em cuidar do coração de indivíduos acima dos 60 anos, gerenciando todas as peculiaridades do processo de envelhecimento, de forma global. Mas não é necessário que você seja idoso ou cardiopata para agendar uma consulta: cada vez mais pacientes mais jovens – entre 40 e 50 anos – me procuram para aconselhamentos sobre longevidade, como envelhecer melhor e com mais qualidade de vida.
Entendendo a Cardiogeriatria
A Cardiogeriatria é uma subespecialidade da Cardiologia que se dedica às peculiaridades do coração de idosos. À medida que envelhecemos, nosso sistema cardiovascular passa por mudanças fisiológicas que, por si só, predispõem a uma série de doenças cardiovasculares. Porém, a tomada de decisão quanto a iniciar ou não determinadas medicações, solicitar ou não um cateterismo e indicar ou não uma cirurgia, precisam ser individualizadas e pautadas não só no diagnóstico, mas nas condições clínicas, cognitivas e nas preferências do paciente idoso e seus familiares.
O que a Cardiogeriatria envolve
- Avaliação Geriátrica Ampla: A Cardiogeriatria leva em consideração, não apenas os aspectos cardiológicos, mas também funcionalidade, fragilidade, mobilidade e grau de dependência do paciente idoso.
- Gestão de Múltiplas Condições: Dificilmente o paciente idoso tem apenas um problema de saúde. A maioria das famílias me procura para “organizar a vida do paciente” que comumente acompanha com diversos especialistas e toma um número absurdo de medicações todos os dias, muitas vezes desnecessárias.
- Tratamento Individualizado: Muitas vezes são necessárias orientações nada óbvias, como prescrição adequada de exercícios físicos e fisioterapia, higiene do sono, ingesta adequada de determinados nutrientes na alimentação e suplementação adequada de vitaminas.
- Prevenção e Tratamento: Além de tratar as doenças cardíacas, a Cardiogeriatria também é capaz de prevenir infarto, derrame, demências e insuficiência cardíaca. Meu trabalho é identificar fatores de risco e implementar estratégias para evitar suas complicações mais graves.
- Longevidade e Envelhecimento Ativo: A Cardiogeriatria não precisa somente ser o fim da linha naquele paciente que já tem diversos problemas de saúde, mas sim também tem muito a oferecer aos pacientes, de qualquer idade, que desejam envelhecer melhor.
Quando considerar um especialista em Cardiogeriatria
Você pode estar se perguntando quando é apropriado consultar um especialista em Cardiogeriatria. Aqui estão algumas situações em que esse tipo de especialista pode ser benéfico:
• Pacientes idosos que apresentam pressão alta, diabetes, colesterol alto, arritmias ou já possuem alguma cardiopatia já conhecida. Alguns exemplos: já infartaram, fizeram alguma cirurgia cardíaca, cateterismo, marca-passo…
• Famílias que buscam um profissional para organizar os cuidados do idoso, gerenciando o processo de envelhecimento de forma humana e segura
• Se você tem história familiar de doenças cardíacas e deseja preveni-las
• Independentemente de sua idade, se você pretende envelhecer de uma forma mais saudável evitando as doenças mais prevalentes no mundo todo, que são justamente as doenças cardiovasculares
Conclusão
A Cardiogeriatria é uma especialidade médica que reconhece que a saúde cardíaca é fundamental em todas as fases da vida. Seja para prevenção, tratamento ou gestão de condições cardíacas em idosos, a Cardiogeriatria oferece uma abordagem abrangente que considera a saúde do coração em conjunto com o envelhecimento e as necessidades individuais do paciente. Se você está interessado em cuidar do seu coração à medida que envelhece, considere marcar uma consulta com um especialista em Cardiogeriatria. Sua saúde cardíaca merece atenção e cuidado especializado em todas as fases da vida.