SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Lando Norris garantiu a pole da sprint do GP do Qatar, penúltima etapa da temporada de 2024 da Formula 1. O britânico da McLaren terminou em primeiro no classificatório para a corrida curta, registrando tempo de 1min21s002.
George Russell, da Mercedes, e Oscar Piastri, também da McLaren, ficaram em segundo e em terceiro na sessão, respectivamente.
O ferrarista Carlos Sainz foi o quarto, com seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, que foi o mais rápido do único treino livre do dia, logo atrás. Já o campeão Max Verstappen, que confirmou o tetracampeonato na última corrida, terminou em sexto, seguido por Lewis Hamilton.
Com o desempenho no classificatório, a McLaren larga na frente da Ferrari na emocionante reta final do campeonato de construtores. A escuderia britânica está na frente na tabela, com 608 pontos, com a italiana em segundo, com 584. Com o campeão já definido, a emoção fica entre as equipes.
A corrida sprint será disputada às 12h30 (de Brasília) do próximo domingo (1º).
COMO FOI O CLASSIFICATÓRIO DA SPRINT
Lando Norris terminou o SQ1 em primeiro, completando o circuito de Lusail em 1min21s356. Ele ficou na liderança durante toda a primeira fase, viu Russel colar ao fazer exatamente o mesmo tempo nos minutos finais, mas conseguiu retomar a ponta na última volta.
Perez, Tsunoda, Ocon, Guanyu e Colapinto foram eliminados no SQ1, com o argentino registrando o pior tempo. O mexicano da Red Bull não emplacou, ficou abaixo da “nota de corte” , deu indícios que se salvaria, mas não conseguiu.
Norris e Russell repetiram as posições no SQ2 e também no SQ3, melhorando seus tempos. Oscar Piastri ficou na cola e completou o pódio da atividade nas três sessões.
CLASSIFICAÇÃO PARA A SPRINT
1. Lando Norris
2. George Russell
3. Oscar Piastri
4. Carlos Sainz
5. Charles Leclerc
6. Max Verstappen
7. Lewis Hamilton
8. Pierre Gasly
9. Nico Hulkenberg
10. Liam Lawson
11. Fernando Alonso
12. Alex Albon
13. Valtteri Bottas
14. Lance Stroll
15. Kevin Magnussen
16. Sergio Perez
17. Yuki Tsunoda
18. Esteban Ocon
19. Zhou Guanyu
20. Franco Colapinto
Redação / Folhapress