O cientista Rogério Cerqueira Leite, uma das figuras mais importantes da ciência brasileira, morreu na madrugada deste domingo (1), em Campinas (SP), aos 93 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde Cerqueira Leite atuava como presidente de honra e foi ex-diretor-geral da instituição.
O físico estava internado desde o dia 18 de novembro, e faleceu após sofrer uma parada cardíaca. Seu velório iniciou ao 12h de hoje na capela do Cemitério Flamboyant, em Campinas, com sepultamento previsto para as 17h.
Cerqueira Leite foi Doutor em Física pela Universidade de Paris e teve uma carreira acadêmica de destaque, sendo professor-emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele também ocupou cargos de liderança como Diretor dos Institutos de Física e Artes da Unicamp e Coordenador Geral das faculdades da universidade.
Além disso, o cientista comandou o CNPEM, que gerencia os renomados Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano). Em nota, o CNPEM destacou Cerqueira Leite como “uma das personalidades centrais para a consolidação e avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.
Rogério Cerqueira Leite também ficou conhecido por sua convivência com importantes figuras políticas e intelectuais. Morador do bairro Gramado, em Campinas, ele recebeu, em sua residência, a Ex-Presidente Dilma Rousseff e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para almoços com intelectuais.
O presidente Lula lamentou a morte de Cerqueira Leite e o homenageou como “um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil”.
Rogério Cerqueira Leite foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil. Engenheiro e físico, contribuiu ensinando, pesquisando e criando departamentos e centros de pesquisa em diversas…
— Lula (@LulaOficial) December 1, 2024
NOTA À IMPRENSA
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, lamenta a morte do cientista Rogério Cezar de Cerqueira Leite, ocorrida na madrugada deste domingo, 1/12.
Cerqueira Leite tinha 93 anos e foi professor do ITA, da Unicamp e da Universidade de Paris, além de presidente de honra do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais). Seu currículo é extenso, com diversas contribuições para a ciência, pesquisa e educação.
“Perdemos hoje um dos principais cientistas do País, que contribuiu muito com o progresso e o desenvolvimento fundamentado na ciência e no conhecimento. Minha solidariedade aos amigos e familiares“, disse Dário.