A Santa Casa de Vinhedo emitiu um alerta após identificar uma tentativa de golpe envolvendo o nome da instituição. Nesta quinta-feira (5), moradores da cidade receberam mensagens por WhatsApp de um indivíduo que passou por médico do hospital, gastando R$ 4 mil para realizar um procedimento. A Santa Casa registrou um boletim de ocorrência e destacou que essa abordagem é falsa.
O hospital informou que nunca solicitou pagamentos ou doações por mensagens de texto ou aplicativos, reforçando que trata-se de uma tentativa de extorsão. Em nota oficial, a Santa Casa também lembrou que, em agosto e setembro deste ano, perfis falsos foram usados para pedir doações de enxovais, kits de higiene e roupas para bebês em nome da instituição.
Nota da Santa Casa
“A Santa Casa de Vinhedo segue na mira de golpistas, que tentam extorquir dinheiro em nome da instituição e de seus colaboradores. Nesta quinta-feira (5), um indivíduo, se fazendo passar por médico, enviou mensagem por WhatsApp para pacientes solicitando de pacientes R$ 4 mil por um procedimento. Isso é golpe, é ‘Fake News’!”, esclareceu a assessoria de comunicação do hospital.
A instituição orienta que, em caso de abordagens suspeitas, os moradores não façam transferências e denunciem imediatamente às autoridades competentes. O caso segue sob investigação.