Casa de Criadores desmonta exposição sobre trabalho escravo após protesto

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Casa de Criadores foi alvo de um protesto nesta quinta-feira (5) por causa de uma exposição de fotos que trata de trabalho escravo entre bolivianos.

A manifestação realizada na Galeria Prestes Maia, no centro de São Paulo, terminou com interferência da Guarda Civil Metropolitana (GCM) após alguns dos manifestantes arremessarem tinta nas obras da mostra, que foi posteriormente desmontada.

Pessoas envolvidas no protesto ouvidas pela reportagem contam que o ato foi organizado pelo Cholitas da Babilônia, coletivo artístico formado por membros da comunidade de imigrantes andinos da cidade. O grupo montou a manifestação para criticar a exposição, batizada “Oficina de Suor”, que reúne fotos de laudos de perícia sobre casos de imigrantes em situação análoga à escravidão.

Segundo os manifestantes, a exposição não diz se as pessoas incluídas nas fotos aprovaram o uso de suas imagens, e também não teria contextualizado o cenário, a data e o lugar onde os casos aconteceram. Assim, acusam a organização de propagar a violência contra a comunidade.

Em resposta, a organização do evento desmontou a exposição e diz que “reconhece como legítimo e democrático o direito à manifestação”. “Entendemos os pontos levantados pelos manifestantes durante o ato”, diz a nota. “Salientamos que a Casa de Criadores repudia todo e qualquer ato de violência e buscou a resolução pacífica da situação.”

Ainda de acordo com membros do protesto, o ato estava pacífico, com cartazes sendo estendidos na exposição, até a GCM paralisar a ação após o arremesso de tinta. A interferência também teria contado com integrantes da Polícia Militar e aconteceu a pedido da organização da galeria.

Os manifestantes dizem que os policiais dispersaram o ato de forma truculenta e puxaram pessoas pelas mãos.

“Oficina de Suor” é de autoria de Sérgio Carvalho e foi montada pelo Sindicato Nacional de Auditores-Fiscais do Trabalho, órgão para o qual o artista trabalha. A mostra já havia sido montada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em setembro do ano passado, e na época também recebeu críticas do coletivo.

Os manifestantes dizem ter falado com a organização da Galeria Prestes Maia, mas que a conversa não avançou porque o espaço viu as críticas como censura.

A Casa de Criadores é um evento anual que reúne talentos emergentes da moda e da arte brasileira, fomentando desfiles e exibições de talentos emergentes. O evento acontece entre os dias até 10 de dezembro no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

PEDRO STRAZZA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS