SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O britânico Lando Norris, da McLaren, confirmou o bom fim de semana e, após largar na pole position, venceu o GP de Abu Dhabi neste domingo (8), o último da temporada 2024 da Fórmula 1, seguido por Carlos Sainz e Charles Leclerc, ambos da Ferrari.
Vitória de Norris. Largando em primeiro, o piloto manteve a consistência durante toda a corrida e ganhou a última prova do ano.
McLaren leva título do Mundial de Construtores. Com 666 pontos, a equipe levou seu nono título da modalidade após ficar 26 anos sem vencer. Em segundo lugar, a Ferrari somou 652 pontos.
Max Verstappen sem no pódio. Campeão antecipado no GP de Las Vegas, o piloto holandês, da Red Bull, ficou em sexto lugar neste domingo.
Incidentes na primeira volta. Verstappen e Oscar Piastri (McLaren) se tocaram e saíram da pista, o que rendeu uma punição de dez segundos para o tetracampeão. Em seguida, o mexicano Sergio Pérez (Red Bull) encerrou sua temporada ao rodar, sair da pista e abandonar a corrida.
Temporada zerada de Valtteri Bottas. Saindo da corrida antes da bandeira quadriculada, o finlandês da Sauber terminou 2024 sem pontuar.
Despedida de Lewis Hamilton. Em sua última corrida pela Mercedes, visto que irá competir pela Ferrari na próxima temporada, o piloto britânico terminou a corrida em quarto lugar.
Estreia na última corrida. A Alpine antecipou a estreia de Jack Doohan, que seria em 2025, e o colocou o australiano no grid de Abu Dhabi. O estreante ficou em 14º lugar.
A Fórmula 1 volta em março de 2025. A próxima temporada terá início no Circuito de Melbourne, na Austrália, em 16 de março.
Como foi a corrida
Verstappen e Piastri saem da pista. Logo na largada, os pilotos se tocaram e saíram da pista na primeira curva, com o Verstappen caindo para a 11ª colocação e Piastri indo para a 19ª posição. Verstappen recebeu dez segundos de punição por conta do toque.
Pérez fora. Ainda na primeira volta, Sergio Pérez rodou e teve de deixar a corrida, se despedindo da temporada.
Bottas sai da corrida. O piloto travou na curva e tocou em Kevin Magnussen (Haas), ficando com o pneu furado e asa dianteira quebrada. Após o toque, ele abandonou a prova e terminou o ano sem conseguir nenhum ponto pela Sauber.
Quase, Piastri. Brigando por posições para ajudar a McLaren a ganhar pontos para o Mundial de Construtores, o piloto tentou ultrapassar Yuki Tsunoda (RB) e quase saiu da pista ao derrapar. Ele cumpriu seu objetivo e conseguiu chegar em 10º.
Sem briga. Pelo rádio, Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, pediu que Hamilton e Russell não forçassem a briga pelo 4º lugar e que a disputa deveria ser limpa.
Ultrapassagem espetacular de Hamilton na última volta. Mesmo sem nada a disputar, Hamilton não decepcionou e ultrapassou Russell, terminando a corrida em 4º.
Arrancada de Charles Leclerc. Largando em 19º, o piloto monegasco, da Ferrari, conseguiu uma arrancada impressionante e terminou a corrida em terceiro.
Veja a classificação do GP de Abu Dhabi:
1. Lando Norris (McLaren)
2. Carlos Sainz (Ferrari)
3. Charles Leclerc (Ferrari)
4. Lewis Hamilton (Mercedes)
5. George Russell (Mercedes)
6. Max Verstappen (Red Bull)
7. Pierre Gasly (Alpine)
8. Nico Hulkenberg (Haas)
9. Fernando Alonso (Aston Martin)
10. Oscar Piastri (McLaren)
11. Alexander Albon (Williams)
12. Lance Stroll (Aston Martin)
13. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
14. Guanyu Zhou (Sauber)
15. Jack Doohan (Alpine)
16. Kevin Magnussen (Haas)
17. Liam Lawson (Racing Bulls)
18. Valtteri Bottas (Sauber) – não completou
19. Franco Colapinto (Williams) – não completou
20. Sergio Pérez (Red Bull) – não completou
Redação / Folhapress