SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Athletico-PR foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro pela quarta vez em sua história neste domingo (8). O clube chegou à última rodada em busca de uma vitória contra o Atlético Mineiro, outro que lutava contra a queda, mas acabou superado e amargou um novo vexame.
Na Arena MRV, em Belo Horizonte, apenas os donos da casa balançaram a rede, com um placar magro, por 1 a 0, mas suficiente para evitar o descenso da formação mineira.
O resultado, somado à vitória de adversários em outros jogos da rodada, levou o Athletico à 17ª posição do certame, com 42 pontos, ficando com a quarta e indesejada vaga na Série B.
Com todos os jogos da última rodada disputado simultaneamente, a equipe comandada pelo técnico Lucho González entrou na zona de rebaixamento já nos primeiros minutos do primeiro tempo. Aos 13 minutos de jogo, o Red Bull Bragantino, que inicialmente ocupava a 17ª posição da tabela, abriu o placar contra o Criciúma, com gol de Juninho Capixaba, em Bragança Paulista.
O triunfo do time adversário empurrou, imediatamente, o clube paranaense para a zona vermelha. No segundo tempo, a situação do Athletico Paranaense ficou ainda mais complicada. Aos 29 minutos do segundo tempo, o Atlético-MG balançou as redes com gol de Rubens de rebote do pênalti batido por Hulk.
Sem conseguir buscar uma virada e vendo seus rivais diretos triunfarem, o time vermelho e preto acabou amargando mais uma queda. O rebaixamento mais recente havia acontecido em 2011.
A luta feroz contra o rebaixamento se arrastou até os últimos minutos da 38ª rodada do campeonato nacional. Criciúma (18º), Atlético-GO (19º) e Cuiabá (20º) já iniciaram os jogos deste domingo com rebaixamentos consumados. Porém, além do Athletico Paranaense, outros três times encaravam o iminente risco da segunda divisão, com diferentes cenários bastante plausíveis.
Cada gol que saía nas três partidas envolvendo os clubes mudava a classificação final do campeonato e poderia selar o desfecho dos envolvidos, confirmando a um deles a última e indesejável vaga na próxima edição do Campeonato Brasileiro da Série B.
Para o Fluminense, a queda representaria um cenário, no mínimo, curioso, já que o clube seria o único dos 32 classificados para o Mundial de Clubes de 2025 que disputaria a segunda divisão de seu país no mesmo ano.
Campeão da Libertadores de 2023, o time do técnico Mano Menezes, teve a chance de escapar do rebaixamento em jogo contra o Palmeiras. Com gol de Kevin Serna, o Flu garantiu placar favorável, 1 a 0, e afastou o fantasma.
Mesmo o Red Bull Bragantino, que começou a rodada na pior posição entre os quatro na berlinda, poderia deixar a zona de rebaixamento em caso de vitória, independente dos outros resultados. Com 5 a 1 no placar, a equipe de Bragança também garantiu a sua permanência na Série A.
CAROLINE HARDT / Folhapress