Globo de Ouro prioriza séries populares e indica ‘Round 6’ antes mesmo do lançamento

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O leitor mais desavisado pode ter levado um susto na manhã desta segunda-feira ao ver o nome “Round 6” entre os indicados ao Globo de Ouro de melhor série dramática. A indicação, a única do título sul-coreano, vale para a segunda temporada do programa, fenômeno da Netflix há três anos, mas os episódios só estreiam no serviço de streaming no fim do ano, em 26 de dezembro.

A situação é mais rotineira do que parece na premiação. O Globo de Ouro sempre gostou de antecipar tendências na televisão, o que vale para produções esperadas que ainda não foram lançadas. Se nos filmes a premiação é sinônimo histórico -ainda que impreciso- de melhor termômetro do Oscar, nas séries ela se dá ao luxo de equilibrar os hits do momentos com as eventuais promessas.

A edição deste ano voltou a mostrar esse lado mais inusitado do prêmio, muito além dos jogos malignos do programa criado por Hwang Dong-hyuk. Seriados populares dos últimos meses aparecem pulverizadas na lista, encaixadas entre líderes como “Xógum”, “Only Murders in the Building” e “O Urso” -esta última a mais lembrada, com cinco nomeações. Tudo isso sempre com um pé em Hollywood, um traço importante da premiação.

Isso inclui por exemplo “Agatha desde Sempre”, sucesso recente do Disney+ que está representado na categoria de melhor atriz de série de comédia, contemplando Kathryn Hahn. Já nas atuações femininas para programas dramáticos, os votantes do prêmio abriram espaço para Kathy Bates e “Matlock”, série de tribunal que, ao menos em tese, é a despedida da atriz das telas.

Isso não significa que há espaço para todos, com “Fallout” e “Senna” sendo os esnobados da vez.

No geral, porém, o Globo de Ouro seguiu a receita do Emmy Awards e destacou as produções mais pops e prestigiadas da temporada. Eleita a melhor série dramática do prêmio da Academia de Televisão, “Xógum” foi lembrada em quatro categorias, enquanto “Hacks” e “Bebê Rena” -que levaram melhor comédia e minissérie- aparecem em três. A Netflix foi o estúdio com mais indicações -ao todo, foram 23.

Os votantes também não arriscaram com “O Urso”, que segue nas comédias. O programa briga de novo com “Hacks” pelo prêmio do gênero, para azar de “Abbott Elementary” e de “Only Murders in the Building”.

PEDRO STRAZZA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS