O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou problemas no setor de saúde de Taubaté será votado pelos vereadores da cidade nesta terça-feira (10).
A votação acontecerá na sessão ordinária que está marcada para começar às 14h, na Câmara Municipal. A aprovação do relatório depende de votação única.
Se for aprovado, o relatório será encaminhado ao Ministério Público Estadual para apuração de possíveis atos de improbidade administrativa e para o Ministério Público Federal para apurar se houve uso de recursos federais por uma das Organizações Sociais contratadas pela prefeitura.
Sobre o relatório final
O relatório foi apresentado no dia 29 de novembro. No documento de 90 páginas, os vereadores que participaram da CPI entenderam que os responsáveis pela atual situação da saúde no município são o prefeito José Saud (PP), o secretário de saúde Mário Peloggia, a secretária de administração Monique Vidal e o diretor adjunto de saúde, Fabrício Vellasco.
Entre os problemas apontados pelos vereadores estão a falta de atitudes concretas do prefeito e da equipe dele para resolver o atendimento prestado pelas organizações sociais diante da escassez de recursos.
No relatório, é citado o exemplo da contratação de uma Organização Social (OS) para cuidar da unidade de pronto atendimento. O contrato tinha como previsão de atendimento mensal de cinco mil pessoas, quando, na realidade, a unidade realizava dez mil atendimentos.