São Paulo registrou mais de 140 mil casamentos em 2024

O Painel Estatísticas Vitais da Fundação Seade analisou dados matrimoniais até agosto

Mulheres casaram mais que homens em São Paulo | Foto: freepic.diller/Freepik

Apenas até o mês de agosto o Estado de São Paulo registrou 143.261 casamentos civis em 2024, incluindo mais de 3 mil entre pessoas do mesmo gênero. O levantamento veio de dados do Painel Estatísticas Vitais do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Para compor o painel, a Fundação Seade usou como base informações de registro civil enviadas mensalmente por cartórios em todo o Estado.

Entre os casamentos homossexuais, aqueles oficializados por pessoas do mesmo gênero, os entre duas mulheres dominam as faixas etárias até 54 anos. Após essa idade, os casamentos gays formam maioria em margem estreita. Já entre os casamentos heterossexuais as mulheres também tendem a casar mais novas, formando maioria até os 24 anos de idade. Nas faixas seguintes homens formam a maioria, com destaque para após os 65 anos, em que a diferença chega a ser o dobro que as mulheres.

A fundação destaca que, historicamente, a maioria dos casamentos ocorre no final de ano, entre os meses de setembro e dezembro, sendo dezembro o mês favorito das noivas e noivos, e os dados analisados são referentes até agosto, logo conclui-se que 2024 pode bater a média dos três anos anteriores, que foi de 238 mil casamentos.

O painel de Estatísticas Vitais está disponível para consulta no link https://estatisticasvitais.seade.gov.br/casamentos-2022/ 

**Por Jornal da USP 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui