Vinicius Fidelis dos Santos de Brito, jovem morto durante uma ação da Polícia Militar realizada no último domingo (8), no bairro Sambaiatuba, em São Vicente, litoral paulista, publicava fotos com diversos tipos de armas de fogo nas redes sociais. Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra sua mãe chorando do lado de fora de uma residência, pedindo para entrar. A mesma afirma que o filho não estava armada e que foi executado pelos agentes.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), um homem de 24 anos morreu em São Vicente, em um patrulhamento seguido de troca de tiros com suspeitos que abandonaram uma sacola com drogas durante a perseguição. Foram apreendidas uma arma e porções de drogas com o rapaz que fugiu para um imóvel. As armas dos policiais também foram apreendidas para a perícia.
Segundo relatos da mãe do suspeito, ela havia chegado da igreja quando foi informada por testemunhas que Vinicius estava na residência de uma vizinha, local onde teria tentado se esconder, com os PMs. Ela afirma que o jovem estava a caminho de sua casa quando foi abordado pelos agentes, levando um tiro no braço.
A mulher também chegou a informar que o filho estava desarmado e sob efeito de K2, um tipo de droga sintética, e que por este motivo, não estava em condições de confronto com a Polícia. “Ele foi executado”.
Histórico
Vinicius tinha passagem criminal por tráfico de drogas, já tendo cumprido sua pena. Nas redes sociais, o suspeito publicava uma série de fotos segurando armas de fogo. A mãe afirma que eram de brinquedo, sendo o filho apenas um usuário de entorpecentes.
O caso
No vídeo obtido pelo Portal TH+, é possível ver uma mulher em uma viela da favela do Bugre no Dique do Sambaiatuba, aos gritos, pedindo para entrar em uma casa, onde supostamente estava seu filho com policiais militares. “Pelo amor de Deus, deixa eu entrar, caramba, eu sou a mãe dele! […] Que que isso? Eles estão matando meu filho, gente!”. Em seguida, um agente aparece, e com xingamentos, manda a mulher entrar. Ele volta a fechar a porta e ela permanece do lado de fora. Mais barulhos são ouvidos.
Outras imagens também mostram explosões e tiros na comunidade. Moradores são vistos se dispersando da região.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), um homem de 24 anos morreu em São Vicente no domingo (8), em um patrulhamento seguido de troca de tiros com homens que abandonaram uma sacola com drogas durante a perseguição. Foram apreendidas uma arma e porções de drogas com o rapaz que fugiu para um imóvel. As armas dos policiais também foram apreendidas para a perícia.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegou a ser acionado e compareceu ao local, prestando assistência com procedimentos de ressucitação, mas o suspeito não resistiu e faleceu a caminho do Pronto Socorro Central da cidade. O caso foi registrado como óbito decorrente de intervenção policial na Delegacia de São Vicente.