VÍDEO: Com duas operações simultâneas, Polícia Civil cumpre 20 mandados de busca contra fraudes na administração de Brodowski

Após investigações, as autoridades identificaram fraudes praticadas nos concursos públicos realizados pela Prefeitura Municipal de Brodowski; 60 agentes participaram das ações

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia Seccional de Ribeirão Preto, após investigação, deflagrou nesta quinta-feira (11) duas operações simultâneas no município de Brodowski, denominadas Operação Q.I. (alusiva ao jargão popular “quem indica”) e Operação Cristalina, visando o cumprimento de 20 mandados de busca. 

Do total de mandados, de acordo com a polícia, grande maioria na cidade de Brodowski e alguns no município de Ribeirão Preto, para a apreensão de equipamentos eletrônicos e documentos. O número exato de ações por município não foi informado até o momento. 

Foram mobilizados 60 policiais civis e 20 viaturas policiais. As operações ainda contaram com o apoio dos agentes da Delegacia Seccional de Ribeirão Preto, CPJ Integrada de Ribeirão, Delegacias de Brodowski, Jardinópolis, Altinópolis, Cajuru, Cravinhos, Serrana, Luís Antônio, São Simão, DEIC, Seccional de Araraquara, Seccional de Franca e Seccional de Sertãozinho.

Em Brodowski, principal cenário de atuação dos agentes, foram cumpridos mandados de busca na sede da Prefeitura Municipal, extensiva ao gabinete do Prefeito e na sede do SAAEB – Autarquia Municipal de Água e Esgoto do município, localizado na região metropolitana de Ribeirão Preto. 

Além dos prédios públicos, os policiais ainda foram em dois imóveis vinculados ao Prefeito, em imóveis vinculados a um vereador, um ex-secretário de licitação (atualmente assistente parlamentar de deputado estadual), três secretários (planejamento, infraestrutura e educação – exonerados recentemente para ocupações de outros cargos), seis servidores municipais, dois empresários e duas empresas.

O estopim

Após investigações, a Polícia Civil identificou fraudes praticadas nos concursos públicos realizados pela Prefeitura Municipal de Brodowski nos anos de 2022 e 2023. 

O Prefeito Municipal, um vereador (candidato a prefeito derrotado em 2024) e o proprietário de uma empresa que realiza concursos da cidade de Ribeirão Preto se uniram para aprovar pessoas indicadas pelo Prefeito e pelo vereador, ao que tudo indica como troca de favor por apoio político. 

A investigação identificou vários candidatos beneficiados pelo esquema e indicação, alguns para os cargos de professores, diretores de escola, auxiliar administrativo, jardineiro, entre outros. 

Antes da realização da prova do concurso, os políticos envolvidos apresentaram para a empresa contratada a lista de pessoas a serem aprovadas. Antes da realização da prova, os indivíduos teriam assinado gabaritos em branco. 

Realizaram a prova normalmente, e após a prova, o gabarito foi substituído por aquele primeiro assinado em branco e preenchido pelo representante da empresa com a quantidade de acertos necessários para que as pessoas obtivessem a classificação necessária para serem contratadas. Algumas delas já foram contratadas e estão exercendo a função. 

Foram alvo de mandados de busca a Prefeitura Municipal, dois imóveis vinculados ao Prefeito, a residência de um vereador e de outras cinco pessoas (entre elas dois ex-secretários municipais), além da sede da empresa que realizou o concurso. 

As investigações prosseguem para identificar outras várias pessoas indicadas e aprovadas fraudulentamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui