SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um terremoto de magnitude 7,3 graus atingiu o pequeno país insular de Vanuatu, localizado no Pacífico, nesta terça-feira (17, segunda no Brasil), danificando prédios e carros, com relato de pelo menos uma pessoa morta.
O tremor foi registrado às 12h47 (22h47 da noite anterior em Brasília), a 30 quilômetros da costa da capital, Port Vila, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
A emissora estatal de Vanuatu, VBTC, mostrou imagens de veículos esmagados em um desabamento de prédio em uma rua com lojas. A emissora relatou que uma pessoa ficou presa em um prédio desabado.
Segundo a polícia, pelo menos uma pessoa morreu, e o número de vítimas pode aumentar. “Foi o terremoto mais violento que já experimentei em meus 21 anos vivendo em Vanuatu e nas ilhas do Pacífico. Já vi muitos terremotos grandes, mas nunca um como este”, disse Dan McGarry, jornalista do Organised Crime and Corruption Reporting Project (projeto de denúncia de crime organizado e corrupção, em tradução livre) baseado em Vanuatu, com quem a Reuters conseguiu contato.
A estrada que conecta Port Vila ao terminal de transporte marítimo internacional foi bloqueada por deslizamentos de terra, afirmou McGarry.
Outras imagens postadas nas redes sociais mostram janelas amassadas e pilares de concreto colapsados em um prédio que abriga missões estrangeiras na capital, incluindo as embaixadas dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Nova Zelândia.
Um porta-voz da missão diplomática americana em Papua-Nova Guiné disse que sua embaixada em Port Vila sofreu “danos consideráveis” e estava fechada até novo aviso.
O prédio da Alta Comissão da Nova Zelândia, localizado junto com as demais embaixadas, também “sofreu danos significativos”, disse um porta-voz do ministério das Relações Exteriores em um comunicado.
A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, disse que seu país está monitorando de perto a situação após o “terremoto devastador”. “Estamos prontos para apoiar Vanuatu, à medida que a extensão dos danos é avaliada.”
O Serviço Geológico dos EUA disse que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 km. Pouco após o tremor, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu uma advertência devido à possibilidade de ondas de até um metro na costa da ilha, mas o alerta foi cancelado pouco depois.
Os terremotos são comuns em Vanuatu, que tem cerca de 320 mil habitantes. O país está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica.
Redação / Folhapress