O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou nesta terça-feira, 17, da apresentação de uma parceria entre o ministério da saúde, a Unicamp e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) para a implantação de um centro de protonterapia, uma nova terapia relacionada ao tratamento de câncer inédita no Brasil. O evento, organizado pela Unicamp, contou com a ministra da saúde, Nísia Trindade, e o reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles. O secretário de saúde de campinas, Lair Zambon, também esteve presente.
Para o prefeito Dário Saadi, a ampliação da ocupação na região da Unicamp vai possibilitar que mais empresas especializadas venham para a cidade. “Dessa forma, o local poderá se tornar uma referência como indústria da saúde, um centro de tecnologia do setor”, disse.
“O novo centro ratifica Campinas como polo tecnológico e qualifica ainda mais a saúde em toda a região”, destacou Zambon.
Também estiveram presentes o coordenador geral da política nacional de prevenção e controle do câncer do Ministério da Saúde, José Barreto Campello Carvalheira, o diretor geral do do CNPEM, Antonio José roque da Silva, a coordenadora geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, e o diretor da faculdade de medicina da Unicamp, Claudio Coy.