Veja o calendário de pagamento do IPVA no Rio de Janeiro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo do estado do Rio de Janeiro (RJ) publicou nesta quinta-feira (19) o calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2025.

O vencimento do pagamento à vista ou a primeira parcela para os veículos com placa final 0 será no dia 21 de janeiro. Os motoristas que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 3%. Aqueles que optarem pelo parcelamento poderão fazer a quitação em três parcelas iguais.

As guias para pagamento dos valores ainda não foram disponibilizadas, mas devem ser liberadas no início do próximo ano.

Quando elas forem disponibilizadas, os motoristas poderão acessar o site do IPVA 2025 para gerar o novo documento. Na plataforma, o contribuinte acessará o serviço “Emissão DARJ IPVA” e informará o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

A quitação do imposto do estado é feita por Darj (Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro) desde novembro deste ano. Ele pode ser pago via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras, em bancos parceiros da Fazenda estadual (Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob).

As datas de pagamento do imposto variam de acordo com o final da placa do veículo, assim, é necessário que os motoristas confiram essas informações para não perderem a data de vencimento.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE VENCIMENTOS DO IPVA 2025

FINAL DE PLACA – COTA ÚNICA OU 1ª COTA – 2ª COTA – 3ª COTA

0 – 21 de janeiro – 20 de fevereiro – 24 de março

1 – 22 de janeiro – 21 de fevereiro – 26 de março

2 – 23 de janeiro – 24 de fevereiro – 27 de março

3 – 24 de janeiro – 25 de fevereiro – 28 de março

4 – 27 de janeiro – 26 de fevereiro – 31 de março

5 – 28 de janeiro – 27 de fevereiro – 1° de abril

6 – 29 de janeiro – 6 de março – 7 de abril

7 – 30 de janeiro – 11 de março – 11 de abril

8 – 31 de janeiro – 12 de março – 14 de abril

9 – 3 de fevereiro – 13 de março – 15 de abril

COMO É CALCULADO O VALOR DO IPVA?

O valor do IPVA é calculado por meio da aplicação das alíquotas estabelecidas em lei (4% para carros flex, 2% para motos, 1,5% para carros movidos a GNV e 0,5% para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica) sobre os valores venais (preços de mercado) dos veículos, calculados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Os valores venais dos veículos ainda não estão disponíveis, mas a Sefaz-Rj afirma que devem ser liberados ainda neste ano.

JÚLIA GALVÃO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS