Após alguns dias de estiagem, a chuva deve voltar ao estado de São Paulo nesta sexta-feira (20) e no sábado (21), os primeiros dias do feriadão de Natal, devido à passagem de uma nova frente fria pelo litoral.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, esta sexta deve começar com muitas nuvens, aberturas de sol e sensação de tempo abafado. No entanto, no decorrer da tarde, a propagação de áreas de instabilidade associadas à aproximação da frente fria deve provocar pancadas de chuva de forma generalizada em todo o estado, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja de perigo indicando a possibilidade de precipitação entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Devido a esse sistema, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e quedas de árvores, além da formação de alagamentos e transbordamento de pequenos rios e córregos.
Em relação à temperatura, o dia ainda será quente, com os termômetros marcando entre a mínima de 21°C na madrugada e a máxima de 27°C no início da tarde.
No sábado, a frente fria estará mais forte no litoral paulista. Assim, a nebulosidade persiste, e as precipitações mais significativas com moderada a forte intensidade estão previstas para o período da tarde. Há potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco e as temperaturas devem variar entre 20°C e 25°C.
A Defesa Civil informa que a faixa leste do estado deve ter precipitações moderadas nesses dois dias, deixando a atenção para o litoral, já que raios podem atingir a área costeira.
Porém, a Defesa Civil alerta que no interior paulista é onde pode ter um volume maior de chuva, principalmente, nas regiões de Campinas, São José do Rio Preto, Vale do Paraíba e litoral norte.
A partir do domingo (22) até terça-feira (24), com a frente fria se deslocando para a costa do Espírito Santo, os modelos meteorológicos da Defesa Civil indicam dias marcados pela presença de sol entre algumas nuvens, o que deve manter a sensação de tempo abafado em todo o território paulista.
Mas, apesar de o clima ficar mais firme, ainda existe a previsão de chuvas isoladas e passageiras em algumas regiões, inclusive, na Grande São Paulo, onde as temperaturas máximas devem variar entre 24°C e 27°C até o dia de Natal (25).
Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que dezembro acumulou até esta quinta (19) 55,4 mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 30,3% dos 182,9 mm esperados para o mês.
CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress