O governo de São Paulo anunciou o início das obras do Hospital Estadual Alto Noroeste, em Birigui (SP), com previsão de entrega até o final de 2026. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) destacou, em visita à cidade, que o edital para a construção foi lançado e que as propostas das empresas interessadas serão abertas em fevereiro de 2025. A meta é iniciar as obras em março, com possibilidade de antecipação no cronograma por meio da implantação de um terceiro turno de trabalho.
Estrutura e investimento
O hospital contará com sete andares, 274 leitos – incluindo 40 de UTI – e será referência em atendimentos de média e alta complexidade. Estima-se um investimento de R$ 520 milhões para a construção, com recursos provenientes do leilão de serviços lotéricos estaduais realizado em novembro.
Impacto regional
A nova unidade deve atender 40 municípios vinculados ao DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), aliviando a sobrecarga da Santa Casa de Araçatuba, atualmente a única referência de alta complexidade para uma população de cerca de 800 mil habitantes. Segundo Francisco Balsalobre, diretor do DRS-2, o hospital permitirá redistribuir atendimentos, equilibrando a demanda entre a Santa Casa e outros hospitais menores.
Localização estratégica
O hospital será construído próximo à rodovia Deputado Roberto Rollemberg (SP-461) e ao entroncamento com a Marechal Rondon (SP-300), uma posição estratégica para atender casos de trauma e emergências cirúrgicas, como ortopedia e neurocirurgia. A previsão é que 60% dos atendimentos sejam de média complexidade e 40% de alta complexidade, incluindo procedimentos como cateterismos e cirurgias de emergência.
Fonte/ Hojemais