SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O rodízio de veículos fica suspenso na cidade de São Paulo a partir desta segunda (23). A medida se estende até 10 de janeiro, uma sexta-feira. Com isso, a restrição volta a vigorar em 13 de janeiro de 2025, uma segunda.
O rodízio veda a circulação de veículos no centro expandido paulistano das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira. Às segundas, não podem transitar nessa área aqueles com placas com finais 1 e 2; às terças, a restrição vale para finais 3 e 4; às quartas, para finais 5 e 6; às quintas, para finais 7 e 8; e às sextas, para finais 9 e 0.
Entre as vias que formam a área onde vigora a regra estão as marginais Tietê e Pinheiros, as avenidas dos Bandeirantes e Affonso D´Escragnole Taunay, o Complexo Viário Maria Maluf, a avenida Tancredo Neves, a rua das Juntas Provisórias, o viaduto Grande São Paulo e as avenidas Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
O desrespeito ao rodízio resulta em multa de R$ 130,16 e no acréscimo de quatro pontos à carteira de habilitação.
A prefeitura diz que o rodízio de placas para caminhões continua inalterado nas próximas semanas, bem como as regras da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e da Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
SAÍDA PARA O FERIADO
Na última sexta (20), a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) deu início à operação estrada em razão dos feriados de Natal e Ano-Novo. O objetivo, diz o órgão, é dar segurança a motoristas e pedestres e, também, manter a fluidez no trânsito, sobretudo no acesso a rodovias.
As concessionárias que administram as estradas com acesso na capital estimam que 2 milhões de veículos trafeguem nas vias rumo ao litoral e ao interior paulista entre 20 de dezembro e 2 de janeiro, de acordo com a CET.
A companhia recomenda aos motoristas que evitem viajar das 17h às 22h na próxima sexta (27).
Redação / Folhapress