Véspera de Natal: Comércio de Ribeirão Preto segue aberto até 18h

Projeção oficial de vendas, apurada por SINCOVARP/CDL RP, aponta crescimento de 4% a 6%, nesse mês de dezembro, podendo surpreender; Para fechar 2024 'no azul', lojistas estão de olho até na temporada de trocas de mercadorias

25% dos consumidores de Ribeirão farão compras de última hora
Movimento de pessoas no calçadão, um dos principais pontos de comércio da cidade | Foto: Guilherme Sircili

Nessa reta final para o Natal, o Comércio Varejista de Ribeirão Preto seguirá aberto até as 18h dessa terça-feira (24), conforme horário especial de funcionamento definido, em Convenção Coletiva de Trabalho, por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e Sincomerciários (Sindicato dos Empregados do Comércio). Os shoppings funcionarão no mesmo horário.

Já amanhã, quarta-feira (25), o Comércio local estará fechado, reabrindo em horário normal na próxima quinta-feira (26) de olho na temporada de trocas de presentes e início das liquidações de Natal.

“O movimento de trocas de mercadorias é boa oportunidade para que o lojista ofereça algo mais para o cliente e ainda possa aproveitar o movimento das vendas natalinas até o último dia do ano”, destaca Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP.

Expectativa positiva

Segundo levantamento de SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), por meio do CPV, a expectativa oficial de vendas do Comércio de Ribeirão Preto, relativa à dezembro de 2024, é para um crescimento de 4% a 6% na comparação com o mesmo período do ano passado, podendo até surpreender. 78% dos consumidores ribeirão-pretanos pretendem ir às compras e o tíquete-médio deve variar de R$ 250 a R$ 300, para produtos de menor valor agregado e de R$ 600 a R$ 800 para produtos de maior valor agregado.

Os presentes campeões de vendas são Roupas/Calçados/Acessórios, Celulares e Tablets, Brinquedos, Bicicletas, Artigos esportivos, Joias/Bijuterias, Perfumes/Cosméticos e Eletrodomésticos. Produtos influenciados pelo dólar estão mais caros uma vez que a cotação da moeda norte-americana disparou nos últimos meses.

“O movimento das lojas está bastante aquecido, principalmente por causa da segunda parcela do décimo terceiro salário. Isso confirma a tendência que já vínhamos apontando: o consumidor, que esteve mais cauteloso ao longo do ano, economizou para poder comprar mais no período natalino”, analisa Galli.

Ainda de acordo com o pesquisador, “Um bom resultado de vendas, em dezembro, será fundamental para que o Comércio Varejista de Ribeirão Preto termine o ano ‘no azul’. Tivemos outro ano difícil, com problemas no cenário macroeconômico. Inflação e taxa de juros subiram, assim como a inadimplência e o nível de endividamento das famílias. O crédito encareceu e o poder de compra do consumidor diminuiu. Outro grande desafio foram os impactos das obras de corredores de ônibus e galerias pluviais, que o Comércio enfrentou com muita coragem e resiliência. Em meio a tudo isso, o Setor Lojista merece que 2024 termine de uma forma mais positiva”, finaliza.

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