O Natal Caminhos dos Sonhos chega ao fim com recorde de público. Mais de 274 mil pessoas participaram da programação que incluiu Vila do Papai Noel, Parada de Natal, Shows Encantados nos bairros, concerto tradicional da Sinfônica na Concha Acústica, Coral da Mackenzie, Circo Show, Natal na Ceasa, musical e coral e as feiras no Convivência, na Arautos da Paz e no Paço Municipal.
“Este ano, mais que dobramos o número de espectadores. Em 2023, foram 122 mil pessoas; em 2024, saltamos para 274 mil. Isso mostra que o Natal Caminhos dos Sonhos é um projeto que deu certo e que as pessoas aprovam”, disse Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.
A Vila do Papai Noel, montada no Largo do Rosário, foi a atração que recebeu maior público: 150 mil pessoas em pouco menos de um mês. “A Vila é um dos nossos xodós e este ano caprichamos ainda mais. Além da casa, cheia de encantos – tinha até um lago, a varanda e um túnel de luzes. Um verdadeiro encanto”, completou Flosi.
Parada de Natal
A região central também recebeu mais uma edição da Parada de Natal. Cerca de 30 mil pessoas se espalharam pela Av. Francisco Glicério para ver um desfile de dançarinos, atores, personagens de filmes e animações e carros alegóricos. Foram mais de 1,5 mil integrantes.
Veículos também encantaram o público, entre eles carros italianos e os ônibus da Transurc, que estão circulando pela cidade iluminados, e viaturas da Guarda Municipal.
Show Encantado
O Show Encantado de Natal também é um destaques do Natal Caminhos dos Sonhos e foi apresentado para 24,6 mil pessoas em 14 bairros (um foi cancelado por conta das chuvas).
Em cada espetáculo, a criançada dançou, cantou, riu e vibrou com os personagens e a animação do palhaço Pingo d’água. O público também se encantou com bailarinos, cantores interpretando canções ao vivo, atores vivendo personagens de desenhos animados, princesas e super-heróis e com o Papai Noel, que fechou cada show com chave de ouro.
Concha Acústica foi palco de três grandes eventos
O Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica, promovido pela Unimed Campinas, já é tradição na cidade. Mais de 3 mil pessoas assistiram ao espetáculo que este ano teve como tema “Natal da Floresta”.
No mesmo espaço, um show de luzes e música encantou os espectadores. O palco foi iluminado por centenas de luzes em formato de velas, simulando a atmosfera de um céu estrelado, de onde eram emanadas bolinhas de sabão. Por mais uma hora e com direito a bis, o público ouviu e cantou músicas natalinas, como “Noite Feliz”, “Adeste Fideles” e “Jingle Bells”, além de Vivaldi, Aleluia, Imagine, Happy Day, entre outras.
A arte circense também teve espaço no Natal Caminhos dos Sonhos. O Circo Show edição Especial de Natal levou para sua apresentação palhaços, malabaristas, acrobatas, mágico e, como não podia faltar nesta época, o Papai Noel.
Solidariedade
A solidariedade também é marca registrada do Natal Caminhos dos Sonhos. Este ano, a campanha “Natal sem fome” arrecadou mais de 30,6 toneladas de doações.
Cantata, musical e coral
Quem acompanha o Natal de Campinas sabe que a cantata tem espaço garantido na programação. O evento “Natal: Um Grito de Paz” atraiu o público com clássicos natalinos e outras músicas selecionadas para transmitir mensagens de união, amor e paz, que foram acompanhados pelo público.
O musical “Mais que uma história”, sob regência do maestro Wanilton Mahfuz e direção cênica de Ricardo Tejeda, conta com 60 vozes, músicos e solistas da Igreja Presbiteriana Chácara Primavera. Como presente para Campinas, eles fizeram três apresentações gratuitas no Círculo Militar.
O Coral dos Servidores também participou da programação. Interpretando canções natalinas e de ciranda, o grupo encantou quem passou pelo saguão do Paço Municipal.
Natal na Ceasa
Quem passou pela Ceasa nos três primeiros sábados de dezembro – 7, 14 e 21 – se surpreendeu com a programação natalina do entreposto, que incluiu decoração especial, Papai Noel, sorteios e show artístico, além de espaço kids gratuito com brinquedos, pipoca e algodão-doce. Foram cerca de 20 mil visitantes.
Feiras de artesanato
Duas feiras de Natal movimentaram a programação dos campineiros. A Feira do Centro de Convivência, que ainda funciona nesta terça-feira, 24, até as 14h. A estimativa dos organizadores é que cerca de 23 mil pessoas tenham passado pelo espaço desde 9 de dezembro.
Além das barracas dos 60 expositores, a programação teve música, espaço kids com a Casa do Papai Noel, praça de alimentação e a presença do Papai Noel.
A Arautos da Paz também recebeu uma feira especial de Natal, que aconteceu de 12 a 15 e de 19 a 22 de dezembro. Mais de 10 mil pessoas passaram pelo local.
Outros eventos
A programação do Natal Caminhos dos Sonhos também teve passeio de ônibus e a pé por pontos históricos da cidade; Caravana da Coca-Cola, encontro de ferromodelismo e decoração em cinco pontos da cidade: Catedral, rua 13 de Maio, Paço Municipal, Praça Carlos Gomes e Largo do Rosário.
Natal Caminhos dos Sonhos
Com o tema “O Grande Presente para Campinas”, o Natal Caminhos dos Sonhos é uma realização da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).
O evento conta com patrocínio das empresas Bosch, BYD, CPFL, Pirelli, Recap, Sanasa, Patriani, Unimed Campinas, MRV, Alphaville, Oba, Tauste, Higa, Covabra, Eletromídia, Hospital Santa Teresa, Hospital Vera Cruz, Hospital São Luiz, A3 Engenharia, Antonio Andrade, Azul Urbanismo, Campi Ambiental, Casamax, Comverd, CPN, EBN, Era Técnica, Furlan Participações, Garmacon, HM Engenharia, Litucera, MB Engenharia, Orizon, Projeto Mosaico, Sindivarejista,Thcm e Yoshi. Também conta com recursos de emendas parlamentares – Jorge Schneider e Paulo Haddad.