O programa Vibe promoveu uma série de ações para os jovens aprendizes em 2024. Foram 15 rodas de conversa, duas palestras, três visitações – Campinas Innovation Week, Centro de Educação Ambiental de Joaquim Egídio e ensaio da Orquestra Sinfônica – campanha de doação de sangue e do curso “Construindo seu caminho”, promovido pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS).
Outra frente do programa é a de ações para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Este ano, foram enviados 48 currículos à agência Inova; nove jovens passaram nas entrevistas e foram contratados (três para o administrativo, dois para o comércio e quatro para a área de alimentação).
“O Vibe é um programa fundamentado em quatro pilares, que vão de instrução sobre direitos humanos e respeito às diferenças até a oferta de aprendizado e qualificação para colocação no mercado de trabalho”, diz Cléber Rodrigues, diretor Administrativo de Gestão de Pessoas. “O retorno tem sido muito positivo e o Vibe tem se sagrado como uma política pública”, completou.
Outra ação que mostra a preocupação com a formação cidadã dos jovens foram as campanhas de doação de sangue. Nas duas realizadas este ano, 88 jovens doaram sangue, a maioria pela primeira vez.
Rodrigues adianta que, para o próximo ano, a expectativa é ampliar as ações voltadas para os aprendizes.
Na Prefeitura, 147 jovens fazem parte do Vibe. Os contratos de aprendizagem são feitos pelo Patrulheiros Campinas.
Vibe
O programa Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.
Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.
O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.