RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Romênia vai remarcar pleito para maio após anulação por interferência da Rússia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A coalizão governista da Romênia concordou nesta quarta-feira (8) em repetir a eleição presidencial após a Suprema Corte do país anular o pleito ocorrido em novembro por suposta interferência da Rússia.

O novo processo terá dois turnos, que serão marcados para 4 e 18 de maio. Segundo o Partido Liberal, que compõe a base de apoio do governo, a coalizão decidiu endossar um único candidato para conter o avanço da ultradireita.

Na votação de novembro, o candidato Calin Georgescu, de ultradireita, venceu o primeiro turno com 22% da preferência dos eleitores depois de ter aparecido com menos de 5% nas pesquisas divulgadas dias antes do pleito, o que levantou questionamentos sobre a lisura do processo eleitoral. Georgescu defende o fim do apoio da Romênia à Ucrânia na guerra contra a Rússia e maior aproximação com Moscou.

Mas a Suprema Corte decidiu suspender o pleito com base em um relatório confidencial produzido pelos serviços de segurança da Romênia. O documento afirmou que o país foi alvo de “ataques híbridos agressivos” por parte da Rússia que teriam comprometido a integridade da votação.

O atual presidente, Klaus Iohannis, permanece no cargo até que um sucessor seja eleito. Segundo a coalizão governista, o calendário para a nova votação será aprovado nos próximos dias.

Na eleição parlamentar ocorrida em 1º de dezembro, três partidos ultranacionalistas e de ultradireita conquistaram 35% das cadeiras na nova legislatura. Crises políticas e econômicas, efeitos da pandemia e da Guerra da Ucrânia, minaram o apoio de eleitores aos partidos centristas mais estabelecidos.

O presidente da Romênia tem uma função semiexecutiva que inclui o comando das Forças Armadas e a presidência do conselho que decide sobre ajuda militar e gastos com defesa. Também representa o país nas cúpulas da UE e da Otan, a aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos, e nomeia juízes, promotores e chefes do serviço secreto.

O aumento do apoio aos partidos de ultradireita preocupa aliados da Romênia na Otan. Desde que a Rússia lançou sua invasão total da Ucrânia em fevereiro de 2022, Bucareste ajudou a exportar milhões de toneladas de grãos ucranianos através de seu porto de Constanta, no Mar Negro, contribuiu para o treinamento de pilotos de caça do país invadido e doou uma bateria de defesa aérea Patriot para Kiev.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS