A cratera que se abriu no dia 4 de agosto de 2024, na Avenida Senador Pinheiro Machado, canal 1, em Santos, litoral paulista, causada por problemas na rede de esgoto da Sabesp, que havia sido reparada no mesmo mês, voltou a bloquear a pista na última sexta-feira (3), e os transtornos já afetam moradores há 1 semana.
A interdição foi realizada no final da manhã daquele dia pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). O bloqueio ocorre no trecho entre as ruas Carlos Gomes e Evaristo da Veiga. A rota para desvio do trânsito acontece pelas ruas Carlos Gomes, Saturnino de Brito e Carvalho de Mendonça, com retorno ao canal 1 (sentido centro). O tráfego pelo local é acompanhado pela companhia, com agentes em campo, além do monitoramento vias câmeras da Central de Controle de Operações.
A empresa responsável pelo reparo e obras no local é a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, que até o momento, ainda não respondeu ao Portal TH+ referente ao prazo necessário para a solução do problema. Esta publicação poderá ser atualizada a qualquer momento.
A prefeitura de Santos ressaltou que a CET disponibiliza no Waze as informações sobre bloqueios e os desvios ativos na Cidade. Os motoristas podem acessar o aplicativo para definir a melhor rota para o destino pretendido. Emergências de trânsito podem ser comunicadas ao órgão pelo 0800-7719194.
Última interdição
A última interdição no local aconteceu em agosto de 2024 e durou 26 dias. Inicialmente, a Sabesp havia solicitado o prazo de uma semana para fechar o buraco. O local havia sido pavimentado no mês de julho pela administração municipal, que na data dos fatos, informou que a concessionária intimada teria de recuperar o local, ou seja, a rede de esgoto da empresa e também todo o asfaltamento da via no mesmo padrão executado pela Prefeitura. “Em caso de não cumprimento, a Sabesp será autuada com aplicação de multa de R$ 17.045.05, baseada na Lei Complementar 852/2014”.