Presidente da Croácia dispara e deve cravar reeleição, diz boca de urna

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente da Croácia, Zoran Milanovic, abriu larga vantagem na votação do segundo turno das eleições do país, realizada neste domingo (12), de acordo com as pesquisas de boca de urna.

Segundo o levantamento, Milanovic registrou 77,8% dos votos do eleitorado, contra 22% de Dragan Primorac, representante do partido conservador HDZ.

Primorac é aliado do primeiro-ministro croata Andrei Plenkovic. Sua derrota era indicada pela diferença significativa de votos ainda no primeiro turno, ele teve 19,35% dos votos ante os 49,1% do rival. Faltou menos de 1% para o atual presidente liquidar a disputa ainda em dezembro.

Às 12h30 de Brasília, duas horas e meia antes do fechamento das urnas, o comparecimento dos eleitores era de cerca de 35%, de acordo com a Comissão Eleitoral, um número ligeiramente inferior ao do primeiro turno.

Após o anúncio da pesquisa de boca de urna, Milanovic escreveu um post agradecendo aos eleitores em seu perfil no Facebook. Mais cedo neste domingo, após votar em Zagreb, a capital da Croácia, ele disse aos repórteres: “Nos últimos cinco anos, fiz o meu trabalho com a melhor das intenções e espero que as pessoas tenham percebido isso.”

Milanovic é conhecido por suas posições críticas à União Europeia, à Otan, a aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos, e ao auxílio financeiro à Ucrânia. Primorac apostou em uma campanha denunciando o suposto extremismo de Milanovic.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS