RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Flamengo colocou Jorginho no radar para esta temporada e considera formalizar uma investida. O clube ainda não fez uma proposta oficial, mas pode ter no volante uma figura importante dentro e fora de campo para 2025.
O Flamengo observa com carinho a situação do volante. Apesar de não ter feito uma oferta oficialmente, o clube monitora o jogador, que está em fim de contrato com o Arsenal. A prioridade seria a negociação de uma rescisão amigável ainda nesta janela para que ele chegasse sem custos e de forma imediata.
Ainda não houve conversa de José Boto com Jorginho. O diretor de futebol do Flamengo mantém diálogos com o técnico Filipe Luís durante a pré-temporada para bater o martelo sobre as investidas.
Jorginho é um nome que agrada todas as partes, mesmo com 33 anos. Com Filipe Luís, o volante se encaixa no estilo de jogo que pensa o treinador. Ele acredita que esse reforço seria muito importante para a formação do elenco, já que o Flamengo não quer abrir mão de competições com a nova gestão, e o Campeonato Brasileiro também será o foco. Além disso, sem David Luiz, o jogador pode levar experiência e rodagem importante ao grupo.
Mas por que Jorginho se ainda há Erick Pulgar? Porque o chileno não deve ficar. O volante é visto como uma das principais peças de Filipe Luís dentro do time, mas tem contrato apenas até o final do ano e não quer, no momento, renovar. O Flamengo já avisou ao agente do jogador que não pretende liberá-lo antes do fim do vínculo porque o treinador conta com ele. O jogador do Arsenal chegaria pensando no presente e, principalmente, no futuro.
Entre os reservas, Allan não se firmou, e Evertton Araújo ainda é jovem. Apesar de querer ficar, o jogador ex-Atlético-MG deve continuar sem espaço. Já o garoto que veio da base ainda tem algumas etapas para cumprir pela frente na formação.
A diretoria já trabalhava com o perfil de um camisa 5 experiente. Apesar de o olhar para o ataque ter sido completamente diferente (um nome desconhecido e com baixo custo), a ideia era um jogador mais cascudo para o setor. Jorginho se encaixa nessas características e também dentro dos valores, já que chegaria de graça.
O salário não pesa? Sim, mas o Fla vem se preparando para isso. Jorginho não recebe pouco na Inglaterra e chegaria ao Brasil para ganhar um dos maiores vencimentos do elenco, mas o rubro-negro ganhou uma margem importante após as saídas de Gabigol, Fabrício Bruno e David Luiz, que tinham altos salários.
Jorginho teve a carreira toda construída na Europa. Nascido em Imbituba, Santa Catarina, ele foi revelado pelo Hellas Verona, da Itália, e se destacou no Napoli antes de chegar ao Chelsea. No clube inglês, foi campeão da Champions League e no mesmo ano também venceu a Euro 2021 com a Itália. Na atual temporada, disputou 18 partidas pelo Arsenal, 10 como titular.
LUIZA SÁ / Folhapress