Votuporanga terá ambulatório especializado em atendimento contra a dengue a partir de fevereiro

A Prefeitura de Votuporanga (SP) anunciou, durante uma coletiva realizada nesta quarta-feira (15), a abertura de um ambulatório especializado no atendimento contra a dengue, com funcionamento previsto para o dia 3 de fevereiro de 2025. O ambulatório será instalado em um prédio anexo ao campo central da Unifev, na Rua Paraná, 3.577, e visa fornecer atendimento especializado aos pacientes diagnosticados com a doença, além de contribuir para o monitoramento e controle da epidemia no município.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Votuporanga (SP) anunciou, durante uma coletiva realizada nesta quarta-feira (15), a abertura de um ambulatório especializado no atendimento contra a dengue, com funcionamento previsto para o dia 3 de fevereiro de 2025. O ambulatório será instalado em um prédio anexo ao campo central da Unifev, na Rua Paraná, 3.577, e visa fornecer atendimento especializado aos pacientes diagnosticados com a doença, além de contribuir para o monitoramento e controle da epidemia no município.

Aumento no número de casos e medidas emergenciais

A Secretária de Saúde de Votuporanga, Vonete Félix do Nascimento, relatou um aumento significativo no número de casos suspeitos de dengue em 2025. Segundo ela, o município já registra quatro vezes mais casos do que no mesmo período de 2024. Apesar de ainda serem necessárias confirmações de muitos casos, a expectativa é de que o número de infectados seja ainda maior neste ano, o que indica uma escalada nos índices da doença.

Como parte das ações de combate à dengue, a prefeitura também anunciou a contratação de uma empresa especializada para realizar a pulverização de áreas com uso de drones. Essa tecnologia visa otimizar o controle do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, ao realizar a nebulização de áreas de difícil acesso e com maior concentração de focos do mosquito.

Estrutura de atendimento

O novo ambulatório especializado terá como objetivo agilizar o atendimento aos pacientes e garantir um acompanhamento adequado para aqueles que apresentem sintomas da dengue. Com o aumento no número de casos, a cidade busca melhorar a infraestrutura de atendimento, com unidades dedicadas exclusivamente ao diagnóstico e tratamento da doença, o que deve aliviar a demanda nas unidades de saúde já existentes.

Medidas preventivas e conscientização

Além das ações de combate direto ao mosquito, a prefeitura segue com campanhas de conscientização para a população sobre a importância da eliminação dos focos de proliferação do Aedes aegypti, como recipientes com água parada. As autoridades municipais reforçam a necessidade de a comunidade colaborar ativamente nas práticas de prevenção, como a limpeza de terrenos e o descarte correto de materiais que possam acumular água.

Com a inauguração do ambulatório e a intensificação das ações de controle, Votuporanga espera reduzir o impacto da dengue e oferecer um atendimento mais eficaz aos moradores que forem diagnosticados com a doença. A Prefeitura de Votuporanga segue monitorando a situação e tomando as medidas necessárias para enfrentar a epidemia.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS