RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

David Lynch pagou aulas de meditação transcendental a grupo de policiais brasileiros

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O cineasta David Lynch, morto aos 78 anos por causa de um enfisema pulmonar, foi praticante da meditação transcendental, uma técnica de relaxamento para o corpo e a mente.

Ele até financiou um curso sobre o tema para um grupo de policiais brasileiros, em 2015. Participaram das aulas funcionários do Bope, o Batalhão de Operações Policiais Especiais, e do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O objetivo era reduzir o estresse causado pelo cotidiano da profissão.

O dinheiro foi enviado pela David Lynch Foundation, organização mantida pelo cineasta, que ficou famoso por filmes como “Veludo Azul”, lançado em 1986, e “Cidade dos Sonhos”, que chegou aos cinemas em 2001.

Em entrevista à Folha de S.Paulo na ocasião, Lynch afirmou que a meditação “não é religião, não é culto, é uma técnica que permite que você chegue até a felicidade infinita, a inteligência infinita, a criatividade infinita, o amor infinito”.

O diretor visitou o país para divulgar o livro “Em Águas Profundas – Criatividade e Meditação”, em que conta como transforma suas ideias em filmes. O cinema é um mundo de ideias, ele disse a este jornal. “Tudo começa com uma ideia. Quando você tem uma e se apaixona por ela, deve segui-la.”

As aulas de meditação transcendental aos policiais brasileiros foram ministradas por Klebér Tani, que era diretor da Sociedade Internacional de Meditação Transcendental no Rio de Janeiro e estava acostumado a ensinar a técnica para celebridades. “A meditação transcendental consiste em um mergulho na fonte dos pensamentos e um encontro com a paz interior”, afirmou ele.

A disseminação da técnica é creditada ao indiano Maharishi Mahesh Yogi, que nasceu em 1918 e morreu em 2008, que nas décadas de 1960 e 1970 recebeu apoio de celebridades como os músicos dos Beatles e da atriz Mia Farrow.

GUILHERME LUIS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS