A terça-feira (28) foi marcada por emoções em São Vicente. Às 10h, a cerimônia de descerramento da placa da pedra fundamental da primeira UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Central 24h deu início à construção da unidade de urgência e emergência, representando um avanço para a saúde municipal.
O Prefeito Kayo Amado comemorou a conquista. “São Vicente vai, enfim, ganhar a tão sonhada UPA. Este é um momento de felicidade e uma conquista histórica para a cidade”, afirmou.
A Secretária da Saúde, Michelle Santos, lembrou os desafios enfrentados no início da gestão. “Em 31 de dezembro de 2020, pedimos aos servidores que não interrompessem os serviços devido ao atraso nos salários. Foi quando vimos a real situação do Crei. Em 2021, um pedaço do teto desabou. Hoje, temos o Hospital do Vicentino e o PS Central, que oferece uma estrutura muito melhor”, disse.
As obras da nova UPA Central 24h começaram em dezembro. O ato simbólico ocorreu durante as comemorações dos 493 anos de São Vicente, em 22 de janeiro. As intervenções estão no início. O investimento de R$16 milhões é resultado de uma parceria entre o Prefeito Kayo Amado e o Governo do Estado.
A unidade, localizada na Rua Ipiranga, nº 353, no Centro, terá estrutura ampla e atendimento humanizado. Ela oferecerá urgências médicas, pediátricas, odontológicas e para vítimas de acidentes. Também contará com exames laboratoriais e atendimento para urgências emocionais.
O espaço incluirá salas de urgência, emergência, repouso adulto e pediátrico, raio-X, consultórios clínicos, odontologia, sutura, vacinas, farmácia, entre outros. A UPA Central funcionará 24h, todos os dias. Desde dezembro de 2023, o Pronto-Socorro Central tem atendido pacientes de urgência até a inauguração da UPA.
Nova Saúde São Vicente
A manhã de terça-feira (28) marcou mais um avanço do programa ‘Nova Saúde São Vicente’. Lançado em 2021, o programa já trouxe melhorias históricas à saúde da cidade. Além disso, a Prefeitura reformou 18 das 26 UBSs e anunciou a revitalização de outras quatro em 22 de janeiro.
O Prefeito Kayo Amado concluiu: “Se alguém dissesse há cinco anos que São Vicente teria uma UPA, provavelmente ririam. Hoje, colhemos os frutos de uma caminhada difícil. São Vicente terá uma UPA para chamar de sua.”



