RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

São Vicente conta com maior ambulatório de assistência para pessoas trans na Baixada Santista

A Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania de São Vicente (Sedhc-SV), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau) e outras instituições, oferece um ambulatório transexualizador. O serviço, que atende mulheres e homens trans acima de 18 anos, é o maior da Baixada Santista em número de atendimentos.

A unidade funciona de forma integrada. A Sedhc oferece acompanhamento terapêutico, atendimento social, acesso à empregabilidade, cursos profissionalizantes, retificação de nome e gênero, acesso a documentos (RG e Certidão de Nascimento) e combate à transfobia. Na segunda etapa, o ambulatório trans do Hospital Guilherme Álvaro recebem os pacientes encaminhados pelo cross. Lá, recebem acompanhamento clínico de uma equipe multidisciplinar.

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) divulgou um relatório que aponta que 122 pessoas trans e travestis foram assassinadas no Brasil em 2024. A maioria das vítimas é negra, carente e nordestina. O Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo, pelo 16º ano consecutivo.

“É um grande avanço criar políticas públicas para pessoas trans. A pauta LGBTQIAPN+ ainda sofre criminalização no Brasil, o que viola direitos. Com o ambulatório trans, garantimos esses direitos à comunidade. A Prefeitura de São Vicente oferece serviços que protegem a população LGBTQIAPN+, especialmente a população trans/travesti”, afirma o secretário Jackson Nunes.

A Prefeitura de São Vicente reforça a importância do Ambulatório Transexualizador como um espaço de acolhimento, saúde e respeito. Ele garante direitos e combate a violência contra a população trans.

Os agendamentos são realizados na Rua José Bonifácio, nº 404, 1º andar (Centro), ou por e-mail: [email protected]. Atualmente, 60 pessoas utilizam o serviço.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS