RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Campanha leva prevenção do câncer de pele às piscinas públicas de Campinas

Foto: Carlos Bassan

A Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas, em parceria com o Grupo SonHe – Hematologia e Oncologia, promove, entre os dias 12 e 21 de fevereiro, a última etapa da campanha “Verão Consciente: Prevenção ao Câncer de Pele”. A ação visa rastrear a doença em frequentadores de piscinas públicas da cidade e conta com o apoio do Hospital Municipal Mário Gatti.

Nesta fase, os atendimentos ocorrerão em quatro locais: Clube Municipal João Carlos de Oliveira (12/02), Praça de Esportes Pompeu de Vitto (14/02), Praça de Esportes Ferdinando Panattoni (19/02) e, por fim, na piscina do Taquaral (21/02). O projeto se destaca por ser pioneiro no Brasil no uso de Inteligência Artificial (IA) para a detecção precoce de câncer de pele.

Professores de modalidades aquáticas da Secretaria de Esportes e Lazer foram capacitados para identificar alunos com lesões suspeitas. Em seguida, um aparelho inovador, desenvolvido pelo Grupo SonHe, utiliza IA para fotografar, analisar e emitir um laudo sobre possíveis sinais da doença. Os casos positivos serão encaminhados para tratamento no Hospital Mário Gatti.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, destaca a importância da campanha para a comunidade. “Essa ação não beneficia apenas os frequentadores das piscinas, mas reforça a necessidade de todos adotarem cuidados com a pele ao se exporem ao sol, seja em caminhadas ou qualquer prática esportiva ao ar livre”, afirma.

Carlos Arca, diretor técnico do Hospital Mário Gatti, alerta para a necessidade do diagnóstico precoce. “O câncer de pele tem cura quando identificado no início. Quanto mais tardio o diagnóstico, menor a eficácia do tratamento. Além disso, a identificação precoce torna o processo terapêutico menos complexo”, explica. Ele ressalta ainda que o câncer de pele é o mais comum no Brasil, representando 31,3% dos casos, e que a exposição excessiva ao sol é um dos principais fatores de risco.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS