RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Fundador do Cinema Novo, Cacá Diegues era ‘íntimo de Cannes’

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Cacá Diegues, que morreu na madrugada desta sexta-feira (14), foi um dos fundadores do Cinema Novo.

‘NASCEU EM CANNES’

Diretor fundou a corrente cinematográfica ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Paulo Cesar Saraceni, Joaquim Pedro de Andrade e outros cineastas. Estilo revolucionou as obras brasileiras, abordando temáticas sociais de forma inovadora nas telonas.

“O Cinema Novo nasceu em Cannes, em 1964. Eu tinha 24 anos e foi uma experiência muito importante, pois era a primeira vez que eu saía do Brasil com um filme. Tive outros filmes na competição. Sou íntimo de Cannes”, disse Cacá Diegues em entrevista à RFI Brasil em 2018.

Cinema Novo foi o principal movimento do cinema brasileiro nos anos 1960, criticando a imitação das obras de Hollywood. Cineastas buscavam retratar a realidade do Brasil nas telas, dispostos a subverter tanto a maneira de realizar os filmes quanto a forma de pensar as relações entre cinema e sociedade.

Cinema virou fator de identidade nacional, ligado à cultura e à maneira brasileira de encarar o mundo. Brasil passou a se ver refletido nas telas de cinema, como um país pobre, de grandes contrastes sociais, convivendo com a fome, a miséria e a violência.

Realidade nordestina, problemas urbanos, a violência, a cultura de massas e a marginalidade eram as principais inspirações para os filmes da época. Além do jagunço e do retirante, entraram em cena figuras como o operário, o imigrante, o marginal, o intelectual e o cidadão de classe média.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS