RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Rio tem fim de semana com megablocos e temperatura perto dos 40°C

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O Rio de Janeiro terá mais um fim de semana de megablocos no centro da cidade, e com previsão de temperatura próxima dos 40°C.

A principal atração é o Bloco da Gold, que acontece neste sábado (15) e pelo segundo ano seguido tem apresentação do cantor baiano Leo Santana.

No estilo trio elétrico, como no carnaval de Salvador, o cortejo tem concentração marcada a partir das 7h e vai atravessar a rua Primeiro de Março, onde ficam edifícios históricos como o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e o palácio Tiradentes.

A previsão de público para o bloco é de 150 mil pessoas, segundo a Riotur, empresa pública de turismo do Rio.

O bloco diz ter carregado mais de 500 mil pessoas em 2024 —polícia e guarda municipal não costumam fazer estimativa de público.

Outros 22 blocos cadastrados pela prefeitura estão programados para sair no sábado, entre eles o Desliga da Justiça, que deve reunir cerca de 7.000 pessoas —boa parte com roupas de super-heróis— na praça Tiradentes, no centro.

Há ainda o Imprensa Que Eu Gamo, tradicional cortejo de jornalistas cariocas que desfila à tarde em Laranjeiras, na zona sul, e o Fala Meu Louro, bloco fundado em 1938 que sai pelas ruas da zona portuária.

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o sábado é de sol entre nuvens e ventos fracos, com termômetros podendo chegar a 35°C. Há possibilidade de chuva isolada à tarde e à noite.

Para o domingo (16) o Inmet prevê temperatura máxima de até 38°C, com possibilidade de chuva isolada. Na segunda (17), o Rio pode chegar aos 40°C.

No domingo o megabloco que desfila pela rua Primeiro de Março é o Chora Me Liga, famoso por cantar sucessos do sertanejo. O cortejo substitui o Bloco da Lexa, cancelado após a funkeira anunciar a morte da filha recém-nascida, Sofia, na segunda-feira (10).

O Chora Me Liga estava programado para desfilar no dia 23 em São Conrado, mas foi antecipado. O público esperado é de 20 mil pessoas.

Os megablocos são cortejos em show, com bandas sobre trios elétricos, concentrados no centro das cidade.

A polícia tem repetido o planejamento de grandes eventos, como Réveillon e o próprio Carnaval de 2024, com revistas obrigatórias e detectores de metais nas ruas de acesso aos megablocos. Policiais também atuam em torres de observação e usam câmeras de reconhecimento facial espalhadas pela cidade.

Outros 21 blocos vão desfilar no domingo, entre eles o Me Esquece, no Jardim Botânico, zona sul, e o Mini Seres do Mar, bloco infantil que sai em Laranjeiras, também na zona sul.

A avenida Marquês de Sapucaí recebe mais duas noites de ensaios técnicos neste fim de semana. No sábado se apresentam Salgueiro (19h), Imperatriz Leopoldinense (20h40) e Unidos do Viradouro (22h20).

No domingo é a vez das escolas da Série Ouro, o grupo de acesso, com União do Parque Acari (18h), Acadêmicos de Niterói (19h) e São Clemente (20h).

YURI EIRAS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.