Com a proximidade do Carnaval, a Prefeitura de Santos intensificou a distribuição dos abafadores de ruído ‘ProteSom’ para crianças, adultos e idosos com sensibilidade auditiva. A iniciativa, que visa promover a inclusão, especialmente de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), já distribuiu mais de 500 unidades. Nesta terça-feira (18), dez abafadores foram entregues na Clínica Escola do Autista.
Os abafadores são doados gratuitamente durante todo o ano e ampliam o acesso a serviços e eventos públicos com mais conforto e acessibilidade, seguindo os parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A distribuição ocorre em sete pontos dos Morros, Zona Noroeste e Área Continental. Para retirar o dispositivo, é necessário apresentar a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência ou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além de documento de identificação e comprovante de residência de Santos.
Impacto na vida das famílias
Lucas Neves Freitas, de 8 anos, aluno da Clínica Escola, experimentou o abafador pela primeira vez nesta terça e sorriu. Seu pai, Anderson Silva de Freitas, contou que o filho foi diagnosticado com TEA verbal aos dois anos. “Estávamos pensando em comprar o abafador, mas encontramos a distribuição gratuita. O barulho deixa ele estressado, e sempre temos que sair às pressas de lugares barulhentos. Isso vai melhorar muito a qualidade de vida dele e a nossa”.
Jaqueline Bezerra de Sampaio, mãe de Bernardo Sampaio, de 6 anos, também comemorou a iniciativa. “Descobrimos o diagnóstico de autismo quando ele tinha três anos, e foi bem difícil. Ele se incomoda muito com barulho, fica agitado e irritado. Esse aparelho vai ajudar muito no nosso dia a dia”.
Inclusão e acessibilidade
Para a secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Nina Barbosa, a doação dos abafadores é uma iniciativa inovadora e transformadora. “Nossos eventos já são pensados com acessibilidade para todos. A proposta é que todos tenham acesso aos abafadores para terem conforto, segurança e autonomia, não só durante os eventos, mas todos os dias”.
O objetivo da Prefeitura é atingir o maior número de pessoas para fortalecer as políticas públicas. O abafador reduz os ruídos, mantendo a voz e a comunicação ao redor, o que favorece a interação social, melhora a concentração, reduz o estresse e a ansiedade, e até melhora a qualidade do sono de pessoas com sensibilidade auditiva.
Como solicitar a carteira
Quem ainda não possui a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência pode solicitá-la no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro), no Setor de Protocolo da Prefeitura. A documentação necessária inclui uma foto 3×4, originais e cópias do RG e CPF do interessado e do responsável (quando for o caso), comprovante de residência atualizado (últimos 90 dias) e laudo médico com o CID e CRM legível. O prazo para emissão é de 35 dias, sem custo, e o documento pode ser renovado a cada cinco anos.
Pontos de distribuição dos abafadores
- Semulher – Casa da Cidadania: Rua XV de Novembro, 119, Centro Histórico. Segunda a sexta, das 9h às 18h.
- Casa da Mulher: Avenida Rangel Pestana, 150, Vila Mathias. Segunda a sexta, das 9h às 18h.
- Condefi – Estação da Cidadania: Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande. Segunda a sexta, das 9h às 18h.
- Shopping Parque Balneário: Avenida Ana Costa, 549 (piso superior, próximo aos terminais bancários – Gonzaga). De 18 a 31 de dezembro, no horário de funcionamento do shopping.
- Conselho Tutelar da Zona Noroeste: Avenida Nossa Senhora de Fátima, 456, Santa Maria. Segunda a sexta, das 8h às 18h.
- Prefeitura Regional dos Morros: Avenida Santista, 740, Nova Cintra. Segunda a sexta, das 9h às 16h.
- Prefeitura Regional da Área Continental: Praça Encarnación Alves Corpaz s/nº, Caruara. Segunda a sexta, das 9h às 16h.



