RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura intensifica distribuição de abafadores de ruído para pessoas com sensibilidade auditiva

Com a proximidade do Carnaval, a Prefeitura de Santos intensificou a distribuição dos abafadores de ruído ‘ProteSom’ para crianças, adultos e idosos com sensibilidade auditiva. A iniciativa, que visa promover a inclusão, especialmente de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), já distribuiu mais de 500 unidades. Nesta terça-feira (18), dez abafadores foram entregues na Clínica Escola do Autista.

Os abafadores são doados gratuitamente durante todo o ano e ampliam o acesso a serviços e eventos públicos com mais conforto e acessibilidade, seguindo os parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A distribuição ocorre em sete pontos dos Morros, Zona Noroeste e Área Continental. Para retirar o dispositivo, é necessário apresentar a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência ou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além de documento de identificação e comprovante de residência de Santos.

Impacto na vida das famílias

Lucas Neves Freitas, de 8 anos, aluno da Clínica Escola, experimentou o abafador pela primeira vez nesta terça e sorriu. Seu pai, Anderson Silva de Freitas, contou que o filho foi diagnosticado com TEA verbal aos dois anos. “Estávamos pensando em comprar o abafador, mas encontramos a distribuição gratuita. O barulho deixa ele estressado, e sempre temos que sair às pressas de lugares barulhentos. Isso vai melhorar muito a qualidade de vida dele e a nossa”.

Jaqueline Bezerra de Sampaio, mãe de Bernardo Sampaio, de 6 anos, também comemorou a iniciativa. “Descobrimos o diagnóstico de autismo quando ele tinha três anos, e foi bem difícil. Ele se incomoda muito com barulho, fica agitado e irritado. Esse aparelho vai ajudar muito no nosso dia a dia”.

Inclusão e acessibilidade

Para a secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Nina Barbosa, a doação dos abafadores é uma iniciativa inovadora e transformadora. “Nossos eventos já são pensados com acessibilidade para todos. A proposta é que todos tenham acesso aos abafadores para terem conforto, segurança e autonomia, não só durante os eventos, mas todos os dias”.

O objetivo da Prefeitura é atingir o maior número de pessoas para fortalecer as políticas públicas. O abafador reduz os ruídos, mantendo a voz e a comunicação ao redor, o que favorece a interação social, melhora a concentração, reduz o estresse e a ansiedade, e até melhora a qualidade do sono de pessoas com sensibilidade auditiva.

Como solicitar a carteira

Quem ainda não possui a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência pode solicitá-la no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro), no Setor de Protocolo da Prefeitura. A documentação necessária inclui uma foto 3×4, originais e cópias do RG e CPF do interessado e do responsável (quando for o caso), comprovante de residência atualizado (últimos 90 dias) e laudo médico com o CID e CRM legível. O prazo para emissão é de 35 dias, sem custo, e o documento pode ser renovado a cada cinco anos.

Pontos de distribuição dos abafadores

  • Semulher – Casa da Cidadania: Rua XV de Novembro, 119, Centro Histórico. Segunda a sexta, das 9h às 18h.
  • Casa da Mulher: Avenida Rangel Pestana, 150, Vila Mathias. Segunda a sexta, das 9h às 18h.
  • Condefi – Estação da Cidadania: Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande. Segunda a sexta, das 9h às 18h.
  • Shopping Parque Balneário: Avenida Ana Costa, 549 (piso superior, próximo aos terminais bancários – Gonzaga). De 18 a 31 de dezembro, no horário de funcionamento do shopping.
  • Conselho Tutelar da Zona Noroeste: Avenida Nossa Senhora de Fátima, 456, Santa Maria. Segunda a sexta, das 8h às 18h.
  • Prefeitura Regional dos Morros: Avenida Santista, 740, Nova Cintra. Segunda a sexta, das 9h às 16h.
  • Prefeitura Regional da Área Continental: Praça Encarnación Alves Corpaz s/nº, Caruara. Segunda a sexta, das 9h às 16h.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS