Três empresas do Distrito Industrial Abdo Najar, na região do Antônio Zanaga, em Americana (SP), foram evacuadas na manhã desta quarta-feira (26) devido a um vazamento de amônia. O forte cheiro causou incômodo entre os funcionários e mobilizou equipes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Segundo a Cetesb, o vazamento ocorreu durante o transbordo de hidróxido de amônio de um caminhão para reservatórios plásticos em uma distribuidora de produtos químicos localizada na Avenida do Algodão. O incidente gerou reclamações por volta das 8h30, quando patrulheiros da Guarda Municipal de Americana (Gama) foram acionados devido ao odor intenso.
Diante da situação, funcionários da empresa química e de outras duas companhias próximas precisaram deixar os locais. Algumas pessoas relataram ardor nos olhos e desconforto com o cheiro forte, mas ninguém precisou de atendimento médico.
A Cetesb confirmou o vazamento, mas informou que as medições indicaram valores abaixo do limite máximo permitido, permitindo a liberação da área. No entanto, o responsável pela distribuidora foi detido por suspeita de crime ambiental e conduzido à Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Outros dois funcionários da empresa também foram levados para prestar esclarecimentos.
Equipes da Cetesb especializadas em emergências químicas avaliaram os riscos do vazamento para a saúde e o meio ambiente. O caso segue sob investigação para apurar eventuais responsabilidades.



